Coluna Hortêncio
São José do Hortêncio: movimento, melhorias, errei, ratos, erosão, energia, perigo, incessante, bombeiros
Cândido Nascimento
MOVIMENTO
A Educação do município esteve movimentada nesta semana, com a realização do Seminário de Educação no ginásio da Escola São José. São momentos marcantes para os professores do município na volta as aulas. A secretária Raquel Weber tirou algumas dúvidas relacionadas ao aumento proporcionado pelo Governo Federal. Mas como o salário do professor já é significativo, o reajuste de 10,9% superou o mínimo sugerido pelo Executivo.
MELHORIAS
Todas as escolas receberam melhorias, segundo palavras do secretário de Obras Juliano Hanauer, fato confirmado pela secretária Raquel. A Escola São José já recebeu a pintura externa, mas ainda vai receber a pintura externa e algumas adaptações como rampas de acessibilidade para cadeirantes e banheiros especiais.
ERREI
Errei o número relacionado ao valor que será repassado pelo Governo do Estado para a construção de uma rampa de skate que será instalada no Parque Municipal Leonardo Theodoro Arnhold. O valor correto é R$ 277.232,77. O interessante é que será uma pista oficial, permitindo torneios de nível estadual. Desculpem o transtorno, mas está feito o registro.
RATOS
No sábado será feita a colocação de veneno contra ratos e baratas. Também será feita a limpeza dos reservatórios de água dos prédios públicos, como a Prefeitura, garagem e Cras. Na creche Sonho Meu e nas escolas a limpeza dos reservatórios já está concluída.
EROSÃO
Um problema de erosão atingiu o passeio público na Av. Mathias Steffens, próximo a uma loja de presentes. Ali ficou aberta uma cratera, e o local foi isolado r coberto para evitar que alguém caia nesse buraco. Como o problema atingiu a tubulação, ali vai demorar alguns dias para consertar o passeio.
ENERGIA
O problema de um poste podre no Campestre foi solucionado ainda na sexta-feira da semana passada pela equipe técnica da RGE. Caso demorasse mais um pouco, e caísse a parte que suporta os fios, o risco de atingir uma pessoa ou veículo era iminente. Ou seja, os cabos estavam esticados e a madeira poderia romper a qualquer momento.
PERIGO
O referido poste fica bem no limite da casa do ex-prefeito Anibaldo Petry com um galpão da propriedade, onde tinha máquinas e veículos, além de implementos guardados. Sem contar que, em frente dese local, existe um reservatório de combustível. Alguém poderia morrer eletrocutado e, se houvesse fogo, o prejuízo seria grande. Daí a rapidez em atender a demanda.
INCESSANTE
O secretário de Obras, Juliano Hanauer, mostrou sua preocupação e ligou de forma incessante para o gerente da companhia, cujo escritório está sediado em Montenegro. A resposta é que um caminhão e uma equipe estavam sendo enviados. Juliano pediu para que fosse informado o horário para que ele estivesse lá e conferisse a troca do poste. Parabéns Juliano.
BOMBEIROS
O comandante dos Bombeiros Voluntários, Gelson Miranda, externou a sua preocupação com as vidas colocadas em risco. “São 13 mil volts que se atingisse alguém, essa pessoa morreria na hora”, disse Miranda.