Coluna Lindolfo Collor
Cândido Nascimento – 14/07/2023
UMA GRANDE FEIRA
A emoção tomou conta da 25ª Feira do Livro de Lindolfo Collor na semana que passou, com a realização de danças, teatro, conversação com escritores e contação de histórias, além da doação de livros para a Biblioteca Municipal. O escritor Uili Oz palestrou.
MARCA-PÁGINAS
A Abertura Oficial contou com a entrega simbólica dos novos cartões postais e marca-páginas do município, entrega de vale livros, através de valor repassado pela Câmara de Vereadores para a Semec. As autoridades entregaram as suas doações de livros para a campanha de arrecadação de Livros para a Biblioteca Municipal. Teve o Espetáculo da Cia Municipal de Dança Corpus e no sábado o teatro com a “Família Susto S/A”.
PRESENÇAS
Marcaram presença o prefeito Gaspar Behne, o vice Gilnei Prass, o presidente da Câmara, Alcírio Wiedthauger e a secretária de Educação, Tatiana Presser.
EM BRASÍLIA
O prefeito Gaspar Behne viajou a Brasília na terça-feira desta semana. Ele tentará marcar uma audiência na quarta-feira com o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Ele busca a liberação de recursos emergenciais para os municípios afetados pela enchente acontecida em 16 de junho. Também vai ter uma audiência na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O retorno será na sexta-feira.
HEINZE E PAIM
Estará com os senadores Luiz Carlos Heinze e Hamilton Mourão, Lasier Martins e outros, além deputados. Ao senador Paim ele deve encaminhar o pedido de uma emenda no valor de R$ 500 mil. A ideia é ver ainda quais os recursos estão disponíveis para as empresas que também foram atingidas pelas cheias. Com o segundo fenômeno, as águas estão subindo novamente e todos estão novamente de orelhas em pé, ou seja, em alerta.
GINÁSIO
Dentro dos valores solicitados nas emendas estão recursos para refazer o telhado e o parquê do Ginásio Municipal Herbert Oscar Enzweiler, que foi bastante atingido pelas águas e está interditado no momento.
CONCRETO
Nesta semana tem sequência a obra da ponte da divisa de 14 Colônias com o Campestre, São José do Hortêncio. Ainda falta colocar o concreto das laterais da ponte. Somente depois de tudo seco é que as duas cabeceiras estarão prontas para liberar o trânsito de veículos e de pessoas no final deste mês de julho, se tudo der certo, como foi falado pelos prefeitos. A “cura” ou secagem, do concreto leva uns 30 dias pelo menos e a expectativa da população usar o local é muito grande.
DESASSOREAR
Lindolfo Collor está batalhando com Ivoti junto à Casa Civil do Estado para ver como vai ser procedido no desassoreamento do Rio Feitoria, desde a Cascata São Miguel até o Rio Cadeia. A ideia é Alargar para que o Feitoria tenha um leito maior. A ideia é iniciar essa obra na semana que vem.