Coluna Lindolfo Collor

Lindolfo Collor: Gilnei prefeito, confiança, saibro, silagem, blocos, fórum, castrações, ponte

18/02/2022 - 13h47min

Gilnei fica até o dia 25 na cadeira de prefeito
Cândido Nascimento
GILNEI PREFEITO

O prefeito Gaspar Behne entrou em férias e no seu lugar está o vice Gilnei Prasss (Ninho). Segundo o prefeito em exercício, a ideia é dar continuidade ao que já está sendo feito, como o preparo da rua Sertão Capivara para receber asfalto, na Capivarinha. No local foi colocada a tubulação necessária e foi retirada uma parte do barranco, para alargar a via. O Gilnei não para e ajuda até na Agricultura.

CONFIANÇA

Desde o início da sua Administração, Gaspar vem mantendo uma relação de confiança com o seu vice Gilnei, e uma parceria com a Câmara de Vereadores. Segundo eles, sem a união de esforços não é possível realizar obras. Foi nesse ambiante que a Câmara aprovou os seis milhões de reais de empréstimo, obtido pela Prefeitura junto à Caixa. O recurso será para pavimentação. Até o bairro Industrial vai receber asfalto.

SAIBRO

Já está na fase final a entrega do saibro aos produtores rurais do município. Cada propriedade tem direito a uma carga de saibro para melhorar os acessos às roças.

SILAGEM

Outro serviço importante refere-se ao preparo da silagem, que servirá como complemento para alimentar o gado nos meses de inverno. A Prefeitura também está dando um suporte na colheita do milho seco. A informação é da secretária da Agricultura, Viviani Prass Bervian.

BLOCOS

Até o dia 28 deste mês os produtores familiares rurais devem fazer a entrega dos blocos de produtor na Secretaria Municipal da Agricultura. É por meio desses números que é verificada a movimentação agrícola de 2021 para fazer parte do cálculo de retorno do ICMS aos municípios referentes ao período. Quem não apresentar os blocos de produtor fica sujeito a suspensão da inscrição junto ao governo estadual e até multa.

FÓRUM

No próximo Fórum da Agricultura, que acontecerá em março devem ficar definidos os subprogramas que vão beneficiar os agricultores locais com saibro, adubo, plástico, mudas, óleo diesel e obtenção dos serviços de máquinas. Uma novidade será a aquisição de alevinos, mas são os produtores que vão definir o que realmente vão querer em termos de subsídios.

CASTRAÇÕES

No ano passado foram feitas 100 castrações de animais abandonados ou que possuem tutor. Para requerer a castração, um dos requisitos, além de ser morador do município, é que a renda não ultrapasse meio salário mínimo por família inscrita. A média de procedimentos é de quatro a cinco opor semanas. E a castração é realizada às quintas-feiras. Para fazer o cadastro basta ir à Secretaria da Agricultura, na Prefeitura. Para mais informações é preciso ligar para o telefone 3552-1444.

PONTE

Em mais alguns dias sai o resultado do levantamento feito por uma equipe de engenharia da Serra Gaúcha, sobre o custo da nova estrutura para a ponte de ferro, sobre o Rio Cadeia, no limite do município com o Campestre, São José do Hortêncio. Por enquanto, somente veículos pequenos e ambulâncias passam ali. Gilnei e o vice-prefeito de Hortêncio, Maurício Heck, avaliaram a situação.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário