Coluna Lindolfo Collor
Lindolfo Collor: literatura, categorias, vencedores, crianças e adolescentes, oficinas, no plurianual, educação
Cândido Nascimento
LITERATURA
Com intuito de proporcionar a união entre o mundo literário com a arte, a tecnologia e a criatividade, a Biblioteca Pública Municipal Jorge Miguel Erig promoveu o 1º Concurso de Leitura Fotografada de Lindolfo Collor. Moradores de todas as idades e de qualquer município puderam enviar sua foto para concorrer ao prêmio durante todo o mês de maio. A avaliação e a seleção das imagens foi feita de dois a sete deste mês de junho. Na terça-feira, dia 15, o resultado foi anunciado.
CATEGORIAS
Para atender de forma justa a todos os participantes, o concurso foi dividido em quatro categorias que tinham como critério a faixa etária dos leitores. Assim, na Categoria Infantil 1, puderam participar crianças de 0 à 5 anos, e na Categoria Infantil 2, de 6 a 12 anos. Na Categoria Juvenil os participantes possuíam de 13 à 17 anos e na Categoria Adulto, pessoas com 18 anos ou mais.
VENCEDORES
O primeiro lugar na categoria Infantil 1 foi Joaquim Augusto Ritter, e Lorenzo Davi Klaus ficou em terceiro. Na Infantil 2, Alessandra de Oliveira ficou em primeiro, e Évellin Valladares em segundo. Na Juvenil, ficou Mariana de Oliveira em primeiro, e Samuel Stentzler em segundo. Na Adulto, Jéssica Fernanda Coelho ficou em primeiro, e Veridiana Souza em segundo. O prefeito Gaspar Behne entregou o prêmio ao vencer da Categoria Infantil 1. Parabéns a todos os participantes.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Depois de um longo período sem atividades presenciais, os grupos coordenados pelo Cras retornam com plena força. Isso por que o município retornou com as atividades do Adolescer e do Acolher. Os grupos são formados por crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, que integram o Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, buscando complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
OFICINAS
Este ano, houve um total de 60 inscritos no programa social, que conta com oficinas como: Muay Thai, Agricultura, Música, Artes Visuais e outras. As atividades são realizadas de segunda a quinta-feira, no Espaço Recriar, localizado no Bairro 14 Colônias e demais espaços do município. As turmas foram divididas em 50% da capacidade, seguindo os protocolos da Covid-19. Parabéns pelo retorno.
NO PLURIANUAL
O vereador Alcírio Wiedthauger, do PP, presidente da Câmara, apresentou uma emenda modificativa ao projeto do Plano Plurianual (2022 a 2025). Ele sugere a abertura da rua Progresso, que vai ligar o bairro Cidade Nova com a Av. Capivara. O projeto foi aprovado com a emenda.
EDUCAÇÃO
Foi aprovado o projeto que autoriza crédito especial para a aquisição de 23 aparelhos de ar condicionado para as escolas da Rede Municipal de Ensino. O valor total do repasse do Fundo Nacional de Educação (FNDE), do Ministério da Educação, é de R$ 71 mil. Outro projeto refere-se a recursos do FNDE para compra de aparelhos domésticos para as escolas municipais, como freezers e geladeiras. Também aprovado por unanimidade.