Conecte-se conosco

Coluna Lindolfo Collor

Lindolfo Collor: na Expointer, buraqueira, iluminação, defesa pessoal, sem medo, Setembro Amarelo, símbolo, câmbio

10/09/2021 - 11h39min

O ipê é a árvore-símbolo de Lindolfo Collor (Crédito: Divulgação PM/LC)
Cândido Nascimento
NA EXPOINTER

O prefeito Gaspar Behne participou ontem de uma reunião da Federação das Associações dos municípios do Rio Grande do Sul, a Famurs, que aconteceu na Expointer. Foram tratados vários assuntos de interesse comuns.

BURAQUEIRA

As chuvas desta semana provocaram uma buraqueira nas estradas do interior. As equipes da Prefeitura realizaram o patrolamento e a colocação de saibro. Isso é necessário para melhorar a passagem de veículos nessas localidades, como é o caso da Capivarinha, da 14 Colônias e 48 Baixa.

ILUMINAÇÃO

Um problema constante e que está sendo tratado pela Administração junto à RGE refere-se à troca de postes podres, muitos deles quase caindo. Também a escuridão em alguns trechos da Avenida Capivara, principalmente entre a Escola Meno Dhein e o Mercado Ky Dalla é assunto frequente na Câmara de Vereadores.

DEFESA PESSOAL

No mês de agosto o Cras realizou ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, através da campanha intitulada de Agosto Lilás. O Projeto Belas, que tem aulas semanais de Muay Thai, está oportunizando o aprendizado de defesa pessoal às participantes.

SEM MEDO

O público feminino está buscando saber se defender para não viver sempre com medo. As mulheres aprendem técnicas fundamentais e habilidades para se desvencilhar e neutralizar possíveis importunações, ataques ou agressões. Além disso, a luta também traz benefícios físicos para o corpo e mente, gerando bem-estar e sensação de segurança para que exerçam suas atividades com mais tranquilidade.

SETEMBRO AMARELO

O Cras do município está trabalhando neste mês a questão do suicídio, por isso o nome Setembro Amarelo. Também está divulgando nas redes sociais dicas de como identificar uma pessoa que pensa em suicídio. Entre os sinais alguns sinais citados estão: falar sobre suicídio, sem esperança, com fatores de isolamento social, mudanças de humor, aumento do uso de álcool ou drogas, mudanças de sono e hábitos alimentares.

SÍMBOLO

O ipê é a flor símbolo do município e é possível ver o motivo. No bairro Nova Esperança existem várias árvores que embelezam a Avenida Capivara e a frente das casas e comércios.

CÂMBIO

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) está promovendo uma oficina de câmbio, que é relacionado ao vôlei adaptado, que exige um menor esforço físico. Por esse motivo é praticado por pessoas acima de 50 anos. O objetivo do jogo é efetuar a prática de atividade física que promova a qualidade de vida e integração entre os participantes. Vale a pena sair de casa e interagir com amigos e vizinhos. Participe!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.