Coluna Lindolfo Collor
Lindolfo Collor: valor dividido, derrubados, fórum, quatro, técnico, ação, castração
Cândido Nascimento
VALOR DIVIDIDO
O prefeito Gaspar Behne, o vice Gilnei Prass e o secretário de Obras, Nelson Treuhertz, participaram de uma reunião no gabinete da prefeita de Hortêncio, Ester Dill Koch, para tratar sobre a ponte da divisa de 14 Colônias com o bairro Campestre. A ponte está interditada para caminhões, e liberada para veículos de passeio, caminhonetes e ambulâncias. O custo da obra vai ficar em torno de R$ 600 mil, e o valor deverá ser dividido entre os dois municípios, após uma licitação compartilhada. Deve ser contratado um engenheiro mecânico para a elaboração do projeto.
DERRUBADOS
Por diversas vezes foram derrubados os canos que trancam o acesso a veículos maiores nessa ponte. Só que passar por ali com um caminhão pode vir a acontecer um acidente, apesar de os dois municípios terem sinalizado que o local está interrompido. Um caminhão que veio de São Sebastião do Caí fez uma volta e levava cerca de 30 toneladas de carga, tendo ficado empenhado na divisa de Portão com Hortêncio. Uma máquina da Prefeitura foi acionada para ajudar a puxar o veículo.
FÓRUM
Já está definida a data do Fórum da Agricultura, que será num sábado, dia 2 de abril. O evento ficou dois anos sem acontecer, por causa da pandemia, mas agora deve retornar com força total. É o momento dos produtores locais falarem sobre o que pode ser agregado em termos de benefícios, oque pode melhorar. Lembrando que são 17 subprogramas e Lindolfo é o município que mais dá atenção ao produtor rural.
QUATRO
O Estado repassará recursos para a abertura de quatro micro açudes em Lindolfo Collor, através do programa Avançar na Agropecuária. O objetivo é proporcionar a irrigação nas propriedades rurais e dessedentar os animais. Foram aprovados pelo Conselho do Meio Ambiente do município quatro açudes para produtores rurais locais. Os beneficiados são de 14 Colônias.
TÉCNICO
O primeiro momento é a junção de documentos exigidos para se habilitar ao benefício. A elaboração do projeto técnico pela Emater é a segunda etapa e, por fim, trata-se da execução da escavação do açude, com acompanhamento do engenheiro agrônomo da Emater, Marcelo Fernandes Ritter.
AÇÃO
Será nos dias 12 e 13 de março (sábado e domingo) a ação solidária promovida pelo personagem Aranha Pastel no município. Serão arrecadados alimentos não-perecíveis e brinquedos em bom estado nesses dias. Ele fez uma recente live em rede social e o pessoal está apoiando a ideia. Os donativos serão repassados às famílias mais carentes do município.
CASTRAÇÃO
Na quinta-feira desta semana teve continuidade o projeto de castração de animais em situação de rua. A preferência é castrar os animais que tenham tutor para acompanhar na recuperação. Uma coisa interessante é que no caso das fêmeas, é fornecido pelo veterinário até um avental de proteção aos animais. As adoções podem ser acompanhadas pela página do Facebook, ou contar coim a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e falar com Viviani: 3552-1444.