Coluna Linha Nova

Cândido Nascimento – 17/05/2024

17/05/2024 - 10h02min

ÁREAS DE RISCO

Uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito Henrique Petry foi abrigar no Ginásio Municipal as famílias cujas residências foram atingidas por deslizamentos. Outras foram notificadas para deixar suas casas, diante de novos riscos do morro descer na rua Morro Grande e outras localidades. Houve apoio da administração para a retirada desses moradores em segurança. Segundo a Prefeitura, o objetivo foi de preservar a integridade e a segurança da população diante de situações de risco iminente

GEÓLOGO

As áreas de risco foram avaliadas por um geólogo, que percorreu os locais mais afetados e que apresentam riscos aos moradores. A evacuação foi necessária diante do alerta emitido pela Defesa Civil, devido à continuidade das chuvas fortes, com risco de alagamentos, vento forte e descargas elétricas na região da serra, oeste, missões, noroeste, norte e planalto.

LUZ E ÁGUA

Entre as principais ações nesta semana, além de limpar o caminho nas estradas bloqueadas por entulhos etá a preocupação com relação a restaurar os serviços de energia elétrica e de fornecimento de água para as comunidades ainda há a falta, segundo palavras do prefeito. No início desta semana a luz e a água tiveram serviços normalizados no Morro Grande, Roseiral, Canto Karling e no Canto Lippert.
No Loteamento Schmitz há o abastecimento através de um caminhão-pipa, pois parte da rede foi levada pela enxurrada. Já na Linha Olinda ficou sem água em função da falta de energia, pois a rede elétrica que vem do Canto Chuchu e Tirol ficou seriamente danificada.

EQUIPE

A equipe do posto de saúde ficou reduzida devido à impossibilidade de chegarem ao trabalho os profissionais que trabalham no local. As aulas na escola 20 de Março (Emnefti) tiveram que ser suspensas temporariamente, também devido aos reflexos da questão climática. “É uma situação nunca vista antes no nosso Município”, disse o prefeito Henrique nesta semana.

CRATERA

Acredito que um dos problemas maiores e que vai requerer um longo trabalho refere-se à restauração da Rua dos Imigrantes, via que dá acesso a Nova Petrópolis. A Prefeitura pediu que um geólogo e um engenheiro avaliem a situação. É de extrema importância que o solo seja bem analisado e de forma emergencial.

DEFESA

A estruturação da Defesa Civil e criação do Fundo Municipal da Defesa Civil, para prover estrutura e recursos para situações de calamidade. Essa é uma sugestão dos vereadores Beatriz Schmitt, Gilberto Vogel, Luciane Zimmermann Costa e Paulo Alberto Altmann. Também requerem agilidade em recompor a Rua dos Imigrantes, entre outros pedidos.

CAMINHÃO

Os vereadores de oposição também pedem um estudo de viabilidade para aquisição de um caminhão-pipa para abastecimento dos reservatórios do município, onde não há fornecimento de energia elétrica e onde houver tubulação danificada, diretamente dos reservatórios dos munícipes. Ainda indicam a aquisição de geradores de energia elétrica.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário