Coluna Linha Nova

Cândido Nascimento – 20/07/2024

20/07/2024 - 09h05min

Atualizada em 22/07/2024 - 10h05min

HORA DE RECUPERAR

As lavouras do município de Linha Nova sofreram com os estragos das enchentes do mês de maio, segundo laudo da Emater. Os prejuízos chegam a somar 100% nas áreas usadas para a produção de milho e hortaliças. Houve uma perda significativa de solo fértil das lavouras. Foi embora o solo adubado e preparado. O engenheiro agrônomo da Emater, Paulo Roldan Pinto, fez o levantamento oficial dessas perdas no setor primário.

BRÓCOLIS

Linha Nova é um Município referência na produção de brássicas, que é a família que reúne o brócolis, a couve-flo, o repolho e a couve, entre outras plantas. Atualmente, praticamente toda a produção do município é comercializada na Região Metropolitana, principalmente na Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), local que também sofreu com as inundações decorrentes dos recentes eventos climáticos.

OLERICULTURA

Duas das principais atividades agrícolas de Linha Nova são a cultura do milho e a olericultura – ramo da horticultura que estuda todos os aspectos relacionados ao plantio e cultivo de hortaliças.
O ex-secretário de agricultura do município, que também é produtor, Cristiano Nienov, relata que teve uma perda cerca de 60% da sua produção de couve-flor. A família planta bastante, em torno de sete hectares de hortícolas, mas ali na propriedade, situada no Roseiral, as perdas foram realmente grandes.

RETORNO

Com a pausa nas chuvas intensas, as famílias de produtores rurais retomaram o trabalho, refazendo as lavouras e fazendo novos plantios. A produção que restou precisou ser vendida direto em algumas propriedades como a da família Nienov. Somente no dia 17 de junho retornaram as vendas dos produtores locais na Ceasa, que acabam acontecendo de forma gradativa.

IMIGRAÇÃO ALEMÃ

No sábado dia 27, o município terá evento comemorativo aos 200 Anos da Imigração Alemã na Associação Cultural e Recreativa Linha Nova. A programação inicia às 15horas com café e memórias na Heimathaus,. Na sequência, às 18 horas, acontecem apresentações musicais, e depois, a programação segue, tendo às 20h30 uma janta temática de cardápio típico, no valor de R$ 50,00. Podem ser adquiridos cartões com Jorge pelo whats, (51) 998784840 ou Jairo, (51) 94836351. A entrada é franca para o baile, que inicia às 22 horas, e contará com a animação da Banda Bier Fest.

CONCURSO

Acontecem até o dia 30 deste mês estão abertas as inscrições para o concurso público de Linha Nova. As vagas são para os cargos de: atendente de escola, motorista, operário e servente. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.objetivas.com.br/home.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário