Coluna Linha Nova

Cândido Nascimento – 26/07/2024

26/07/2024 - 10h38min

PRÉ-CANDIDATOS

Sempre imaginei que a Valderena Albers seria a candidata automática da atual gestão para ser a pré-candidata a prefeita. Está confirmado que a chapa majoritária da situação terá Nicolau Hass (PDT) para prefeito e o ex-secretário da Agricultura Cristiano Nienov (MDB) para vice-prefeito. Na oposição devem vir o ex-prefeito Guiomar Wingert e uma ex-vereadora para vice.

LUTERANOS

Ontem a Comunidade Evangélica (IECLB) promoveu a Festa alusiva ao Dia do Colono, 200 anos da Imigração Alemã e de Presença Luterana no Brasil. A programação iniciou com o Culto Festivo, apresentação de corais e uma apresentação teatral retratando a chegada dos colonos alemães, seguido com descerramento de placa alusiva ao Bicentenário.

MEMÓRIA

A pastora Tânia Weimer contou que momentos importantes são registrados e gravados na pedra para que nunca mais sejam esquecidos e nem apagados, permanecendo na memória. “E que Deus também grave em nossos corações a memória e a história dos 200 anos”, afirmou ela. Estavam presentes os líderes da comunidade que inauguraram a placa.
A programação seguiu com almoço no Parque Municipal Georg Heinrich Ritter, com cardápio de churrasco, maionese, cuca, pão e saladas diversas, tudo servido nas mesas. A bandinha típica Prosit animou a festa e, à tarde, houve apresentação da Orquestra Municipal, entre outras atrações.

RECAPEAMENTO

Nesta semana foi dado o pontapé inicial das obras para recapeamento asfáltico da Rua Henrique Spier, no centro de Linha Nova. O investimento total será de R$ 2,7 milhões, com recursos próprios do Município. A renovação asfáltica será no trajeto de 2,1km, iniciando na rótula de entrada e seguindo até o final da rua, logo após a Praça das Águas. A previsão é que o recapeamento seja concluído em 90 dias.

HUNSRÜCKISCH

Um grupo de 38 alemães desembarcou em Linha Nova no domingo, 21, para conhecer a história do município, conversar em “hunsrückisch” e estreitar laços com a comunidade local. Os visitantes são de várias cidades da região do Hunsrück e arredores. Vieram conhecer a cidade de Linha Nova, fundada em 1847, e que naquela época fazia parte da Colônia de São Leopoldo (desde 1824).

AMIGOS

O grupo de “Amigos do Brasil do Hunsrück” cumpre um roteiro que inclui Buenos Aires, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro em virtude das comemorações dos 200 Anos de Imigração Alemã no Brasil. Entre os ilustres participantes da viagem, estavam dois ex-prefeitos de cidades alemãs e um Deputado Federal. Todos os integrantes da comitiva estavam encantados com a preservação da língua e da cultura alemã na cidade.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário