Coluna Morro Reuter
Coluna Morro Reuter 01/11/2024
Mauri Marcelo Toni Dandel
NÚMEROS
Morro Reuter é um dos municípios que mais realiza eventos e hoje queremos falar da Festa da Lavanda, que foi um sucesso, com 73 expositores, 26 atrações culturais, 43 patrocinadores e R$ 350 mil investidos através de parcerias, movimentando a economia local com a presença de 45 mil pessoas. Meus parabéns!
MUITOS
Temos vários municípios da região que fazem muitos eventos e festas, mas do porte do Morro, são poucos. Além da Lavanda, do Café, do Aniversário, da Cultura na Praça, do Natal, do Kerb e outros menores e maiores, a lista é grande!
Mas, para que o chapéu não sirva em ninguém (pois este não é o objetivo do comentário), cada município tem sua peculiaridade, uns investem mais em uma ou duas grandes festas, outros preferem fazer eventos menores, outros fazem todo ano e o Morro faz, por exemplo, a Lavanda em formato bianual e assim por diante. Mas, de pronto, reitero: quero dizer que ao elogiar o Morro por ter muitos eventos não estamos criticando outros. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, diria o falecido Juarez Soares, comentarista da Band.
INFELIZMENTE
Ah, e por falar nisso, infelizmente, parece que a cobertura do Diário não agradou todo mundo. Parabenizo aqui a nossa equipe, por mostrar ao longo dos 4 dias todos os lados da festa, com maestria, contribuindo, assim, para atrair visitantes, principalmente pelos 260 mil seguidores que temos nas redes. Mas…
Mas, como este tipo de reclamação é uma constante, acontece em vários municípios e em várias festas diferentes, então, vamos lá!
Veja: você faz foto de 2 pessoas em uma festa e tem 20 que ficam desgostosos porque não ‘apareceram’ na foto ou no jornal. Você faz foto de 5 ou 10 empresas e tem 73 expondo e que não tem como “aparecer” (são só 3 páginas de cobertura). Faz parte, pois o Diário ainda não contratou o Super Man/Girl para fazer cobertura de eventos, de modo que é impossível colocar todo mundo no jornal.
Mas, aos que não gostam (falo da região, de outros eventos também), fica nossa empatia, afinal, não tem como dois ou três profissionais cobrirem 100% da festa – e a cobertura da festa e de cada stand não é uma obrigação da imprensa, cujo objetivo é apenas informar o público que o evento está ocorrendo, convidando moradores daqui e de fora para prestigiar o evento e torna-lo maior. Inclusive, acredito que o Diário seja único nesta cobertura ‘in loco’ bem peculiar. Mas, isso pode ter fim…
11
Agora, imagina se em um evento natalino, o Diário tivesse que ter um fotógrafo para cada uma das dezenas de apresentações. E agora multiplica isso por 11 municípios, sem contar que há mais do que um evento em cada município, à vezes, ao mesmo tempo…
Ah, e sobre a questão de escolher de quem ou onde ‘fazer foto’, é algo do calor do momento, igual quando uma banda chama alguém ao palco para cantar junto! Em uma próxima, por favor, façam contato previamente que serão atendidos. Reiteremos que nunca, jamais, negamos espaço no Diário e quem quiser ilustrar nossas páginas, basta nos chamar hoje e sempre (frise-se, nem sempre é preciso pagar). Essa sempre foi uma premissa nossa, desde 1999. Mas, somos transparentes com nosso público e por isso obrigado a todos – e vida que segue!