Coluna Morro Reuter

Coluna Morro Reuter – 08/12/23

08/12/2023 - 07h44min

Mauri Marcelo Toni Dandel
HOJE É O DIA
Hoje é feriado da Padroeira, Imaculada Conceição. Então, terá Almoço de Kerb no Salão Paroquial, com Missa às 10h, seguida de almoço às 11h30 e bandinha típica fazendo animação. Cartões antecipados estão sendo vendidos a R$ 50.

NOVO PRESIDENTE
Na próxima semana dever ser escolhido o novo presidente da Câmara de Vereadores para 2024. Atualmente, Tiago comanda o Legislativo. Então, quem será presidente no ano eleitoral? Eu imagino quem seja, mas…
35 ANOS
O Klaus Haus está de portas fechadas neste mês de dezembro. Mas, acalme-se, não definitivamente, é que o Klaus e a Carla com a neta Joaquina vieram dos EUA a passeio e o seu Elton e a dona Carmen vão aproveitar até meados de janeiro para curtir a família.
E porque estamos comentando aqui, no topo da coluna? Porque o Klaus Haus completa 35 anos nos próximos dias. Então, deixo uma pergunta no ar: conheces algum restaurante na Rota Romântica mais antigo e ainda com os mesmos proprietários? Pois é, então, nossas felicitações à família Klaus Haus pelas mais de 3 décadas.
Aliás, já que falamos na Câmara anteriormente, será que os nossos restaurantes antigos não merecem um reconhecimento público? Do jeito que as coisas estão, você passar de 10 anos com as portas abertas já é uma grande vitória!
FESTA MUNICIPAL
Nesta época, a cada ano, sempre aparece alguém do município ou de fora, falando que o “Morro não tem Kerb”. Morro tem, sim, é uma festa religiosa, mas o que não tem é uma festa municipal de Kerb, semelhante ao Michels Kerb em Dois Irmãos. Mas, afinal, porque o Kerb não é uma festa municipal aqui?
KERB
Em mais de 20 anos como colunista, já presenciei várias tentativas diferentes de tornar o Kerb um grande evento municipal e regional e nenhuma delas foi adiante. Quem é mais das antigas vai lembrar do Kerbfest no ginásio, na Praça, no salão, no terreno junto ao pórtico, sem contar os bailes no salão e na evangélica e por aí vai…
Enfim, talvez até dê certo, com muito investimento financeiro um dia, ou… ou, então, o povo queira esta festa e ‘pegue’ junto. Eu já vim em Kerb aqui que tinha uma baita banda no palco e não tinha nem 200 pessoas no lonão. Então, será que os prefeitos e prefeitas não estão certos em não rasgar dinheiro público se nem o próprio povo prestigiava?
PICANTES
-A questão é que Morro não tem Kerb (de lonão!) como alguns municípios da região, mas e daí? Não tem problema algum, pois há outras 3 ou 4 cidades da vizinhança que também não tem.
-Uma última pergunta: e se hoje tivesse Kerb de lonão (como alguns falam) e com grupos, quantos grupos teria? Você faria um grupo?
-Mas, sim, eu também acho que, talvez, no longo prazo o Kerb poderia, sim, dar certo, começando ‘devagarito’, mas o povo tem que querer!
– A mensagem positiva do dia: “Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente”, de William Shakespeare. Ótimo Dia Santo para você e sua família!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário