Coluna Morro Reuter
Coluna Morro Reuter – 11/08/23
Mauri Marcelo Toni Dandel
POLÍTICA
Conforme o tempo vai passando e 2024 vai se aproximando, mais gente vai “pensando naquilo”. Pois é, eleição municipal mexe com o imaginário popular e com o sono de alguns. E com o sonho de outros. Quem são os candidatos a candidatos para 2024? E, agora, a pergunta mais importante: quem o povo quer que sejam os candidatos?
SORAYA
Por aqui, as coisas estão calmas, o número de partidos políticos até reduziu em Morro Reuter de uma eleição para outra. Em Dois Irmãos, por exemplo, só este ano já surgiram dois novos partidos. O PL do ex-presidente Bolsonaro e o União Brasil da Thronicke. Se bem, que alguém ligado ao comércio confidenciou esta semana que foi convidado a entrar na política, mas…
BRASÍLIA
A prefeita Carla foi a Brasília esta semana e, junto da secretária Janete, visitaram gabinetes em busca de recursos e apoio. O que é muito importante, aliás.
Olha, não sei se há uma estatística, mas a quantidade de emendas e recursos que o Morro tem conseguido de Brasília é algo que surpreende. Inclusive, agora, por conta do ciclone, foi o único da região que conquistou quase R$ 200 mil, inclusive.
COLHEITA
Veio o friozinho esta semana, de novo, amanhã chove… enfim, o período de frio é de colheita no ramo da gastronomia. Ainda vai mais alguns meses. Então, uma curiosidade: alguém tem ideia de quantas pessoas trabalham diretamente no ramo, seja funcionários fixos ou apenas em domingos? É um grande potencial nosso.
RÁPIDAS
– Muito legal a surpresa que a Educação fez ao escritor Eliandro Rocha, ao convidá-lo para ser patrono da feira do livro com uma caixa de pizza pelo Maico Klein, fazendo alusão ao projeto da Tele Entrega de Livros. Sensacional, parabéns a toda equipe da Educação!
– Parabéns ao Desporto que levou o projeto de ginástica também para a Fazenda Padre Eterno. Muito legal não só pela questão da saúde, mas também pela integração proporcionada.
– Por falar nisso, acho bacana quando vou no Klein Pizzaria e vejo na parede aquele quadro com recortes do jornal do início da lancheria ou da Towner do Dogão do Klein. Isso é de bem antes da pizzaria, foi o começo de tudo. E, em algum momento as fotos forma publicadas no Diário. A realidade hoje é outra, mas está lá o recorte amarelado contando um pouco da história. Muito show!
– Realmente, o jornal faz parte da vida e da história das pessoas. Uma publicação hoje é um documento valioso amanhã. Dias atrás o Gabriel (hoje na Imperial FM) me mandou um recorte do Diário de 2008, quando ele era vocalista do Musical Lavanda e estava de aniversário. E olha que 2008 nem é tanto tempo assim, mas é uma eternidade. E ali está o registro para mostrar para filhos e netos. Que legal!
– Para finalizar, a mensagem positiva do dia: “Nunca é tarde para ser o que você poderia ter sido”, de Jorge Eliot. Então, ótima ‘segunda-feira’ para você (ou sexta, se você preferir).