Coluna Morro Reuter

Coluna Morro Reuter – 20/12/23

20/12/2023 - 07h47min

Mauri Marcelo Toni Dandel

RAPEL
Encerrou o Natal Encantado no último final de semana com o Papai Noel descendo de rapel na torre da igreja. Este evento tem um potencial. Até porque Morro Reuter está grudadinho em Dois Irmãos, que tem o segundo maior Natal do Estado, portanto, é questão de tempo e da comunidade querer ter um grandioso evento natalino. Mas o povo tem que querer, igual ao Kerb da Imaculada, que alguns reclamam que não tem, mas se tiver festa, nem vão!
CANELA
Canela explodiu seu Natal nos anos 90 porque era colada a Gramado. E, neste embalo, Nova Petrópolis. Então, Morro Reuter poderia fazer algo neste sentido, pois está colado a Dois Irmãos e fica no caminho para Gramado (e na beira da BR-116). Mas, Morro tem um diferencial que poucos outros tem (exceto Canela) que é uma igreja com uma torre deste tamanho aí que possibilita um Papai Noel descer de rapel. Nesta semana, depois de terem lido no jornal ou visto na internet, muitos vieram dizer que gostariam de ter levado filhos e afilhados, mas não sabiam. Pena!
CEREJA
Este diferencial do rapel pode ser a cereja do bolo. Dois Irmãos tem a maior Árvore de Natal do Estado, então, o Morro poderia usar o rapel, com vários espetáculos por ano, como carro-chefe! Aliás, algo que marca o Natal de São Vendelino, por exemplo, é um morro com uma estrela iluminada bem no alto, singela, mas que rouba a atenção dos turistas que vão a Garibaldi e Bento. Trazendo este exemplo para o Morro, quem pensou o mesmo que eu?
UMA COISA É UMA COISA
A eleição para presidente da Câmara não chegou a ser quente, mas deu uma pequena amostra do que será o ano de 2024. Ou será que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa? Vai respingar ou não?
DUAS CHAPAS
No geral, as eleições para presidentes das Câmaras na região foram tranquilas. Bem diferente de mandatos anteriores, onde havia muita puxação de tapetes e conchavos por conta da proximidade da eleição. Aqui no Morro foi bem tranquila também, mas teve duas chapas, uma votação acirrada e causou surpresa para alguns que o Galo fosse o eleito. É difícil até de explicar, afinal, não tinha candidato da situação ou da oposição, pois tanto Antenor como o Galo pertencem à base governista, mas, como o Pitcha pendeu para o lado do Galo…
RIO LOCH
-Voltamos de um velório no Pinhal Alto na semana passada e resolvemos “arriscar” vir pelo Jamerthal e Rio Loch. Vai que o deslizamento fosse “mais lá para o Teewald”, mas perdemos a viagem. Que cena mais feia aquela queda de barreira, vai ser difícil consertar, se é que tem conserto. E mesmo que seja entre o Teewald e Picada, quem perde muito é o Rio Loch. Uma pena!
– A mensagem positiva do dia, do Juarez Valduga, de Bento: “Insistência, persistência e não desistência”. Ótima ‘segunda’ e um abençoado Natal para sua família! E obrigado pela companhia neste ano todo, nos permitindo entrar nos seus lares todas as famílias. De verdade, obrigado por este ‘dedo de prosa’!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário