Coluna Morro Reuter

Coluna morro reuter

20/10/2023 - 07h57min

Mauri Marcelo Toni Dandel

FESTA
Quando a gente fala em Feira do Livro de Morro Reuter, pela região afora, muita gente talvez não se dê conta de que não é só uma feira de livros. Se é uma feira do livro, obviamente é uma feira que tem livros, mas, no caso deste evento daqui é muito mais do que uma feira de livros. Foi por muitas décadas a maior festa do município e ainda hoje é uma das maiores, senão a maior. Debaixo do “guarda-chuva” de Feira do Livro, há uma série de outros eventos e atividades que poderiam ser citados aqui, um deles é o Festival de Bolinhos, lançado este ano.

MERAS LEMBRANÇAS
E quando a gente fala deste evento gastronômico, um lançamento ousado – e que vai dar certo – quem aí não lembra daquele sábado de manhã com o Anonymu´s Gourmet há 20 anos? Fazendo ‘ali’, aquele prato na hora, conversando, fazendo humor e vendendo livros? Quem? Isso foi no sábado, mas quem não lembra do Iotti, fazendo todos rirem na quinta da noite anterior com aquela neblina que parecia Campos do Jordão ou Gramado? Ou Morro Reuter mesmo! Pois é, a feira é do livro, mas é uma festa literária, gastronômica, cultural, histórica e que movimenta a economia. E ela é agora, neste final de semana!
FEIRA
Os antigos sempre usam a expressão “parece que foi ontem”, mas a Feira do Livro já está em 30 anos. As mais antigas trouxeram Ziraldo, Maurício de Sousa (o criador da Turma da Mônica) e aquele show memorável da Família Lima. Quem lembra?

MUITOS
Se a gente for pegar a programação ano a ano, teve muita gente famosa ligada às artes e, principalmente, às letras, que estiveram nas feiras de Morro Reuter. Dentre os autores gaúchos de maior renome, talvez todos os da história recente estiveram aqui. Cronistas da RBS, um sem número, entre os falecidos, de Urbim a Sant´Ana e por aí vai. Então, meus parabéns ao município pelos 30 anos de feira do livro.

MUTIRÃO DO MILHÃO
Impressionante a mobilização do pessoal por conta da emenda do deputado Maurício Marcon. Na Começo falamos mais do assunto, afinal, não só o Morro se mobilizou, mas também muitas pessoas da região toda. Então, aqui na Picantes do Morro, deixamos apenas os parabéns e o registro da vitória contra Vale Real pela emenda de R$ 1 milhão para investir no futuro parque: 6.073 votos para o Morro contra 5.854 para o Vale Real. Meus parabéns! Agora é se unir e votar de novo, nas quartas-de-final, na disputa contra Picada Café.
RÁPIDAS
– O morador Luis Pitta está se movimentando para um abaixo-assinado contra as motos grandes que, segundo ele, “atormentam Morro Reuter”. Dois Irmãos deve se juntar ao movimento, afinal, o problema é o mesmo.
– Dia ou outro alguém pergunta sobre a política em Morro Reuter, quem serão os candidatos. O que eu vou dizer? Não sei…
– A mensagem positiva do dia, de autor desconhecido: “Dê valor às coisas simples, pois são elas as que mais deixam saudade”. Abençoado fim de semana!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário