Coluna Morro Reuter
Homenagem aos emancipacionistas de Morro Reuter
Coluna de Morro Reuter
Mauri Marcelo Toni Dandel
EMANCIPACIONISTAS
Não tem como começar esta coluna de maneira diferente. Parabéns pela solenidade de homenagem aos emancipacionistas, ex-prefeitos, ex-vices e ex-vereadores (além dos atuais). Foi rápido, mas foi bacana reunir quem pôde ir, Nicolau, Érico Alles, Apolônio, Benno, Pitcha, Virgílio, Querino Klauck, Guido…
É uma pena que não deu para conversar com todos, mas foi legal rever muitos que há muito tempo não via. Passa um filme pela nossa cabeça rever vereadores dos anos 90, integrantes da comissão emancipadora…
FILME
Por falar em filme, vendo a esposa do falecido Leopoldo Kochhann recebendo a placa das mãos da prefeita Carla e do Airton, lembrei de quando conheci o Leopoldo. Estava na Pecuária do Nato retirando fotos 3×4 que o pessoal usava para homenagear de graça familiares no antigo Espaço do Assinante e o Nato gritou lá de dentro: ‘Quer entrevistar o presidente da comissão emancipadora vem aí’.
<SUB>EXEMPLO
Gostei muito da iniciativa de homenagear as pessoas públicas, tanto que já estou sugerindo algo parecido pela região afora para os municípios que ainda não o fizeram. Querem um exemplo? Aqui no Diário mesmo, para vocês terem uma ideia, passei os livros dos professores Sebatiany e Justino para a colega de firma Ana Júlia redigir a comissão emancipadora e aí ela descobriu que seu avô fazia parte. Aliás, lá na solenidade estava a Bea (do restaurante da Picada), em nome da família, Max, Pingo, falecida Clarina, Silvestre e todos os demais para receber a plaquinha em nome de Edgar Utzig. Este é só um exemplo da importância do que foi realizado… Por isso, a foto de todos está no site e semana que vem publicaremos um a um.
ANIVERSÁRIO
Ontem teve inauguração da Aldeia da Herta, no Mato Comprido. Neste final de semana tem Arte na Praça (sábado e domingo), show do padre Ezequiel, inauguração da rótula na Picada, caminhada e por aí vai. São muitas atrações, todas sem custo de ingresso e para toda família. Vale a pena visitar o ‘Reutersberg no findi’. Parabéns a todos os leitores de Morro Reuter pelos 30 anos de emancipação. E obrigado a todos pelo apoio!
RÁPIDAS
– Circula hoje o Especial do Morro, pela qual agradecemos a todos que colaboraram. Fazer um caderno deste demanda tempo e envolve muitas mãos, portanto, qualquer vírgula, crítica ou sugestão, estaremos as ordens. Mas muito obrigado a quem ajudou.
– A Banda do Exército é um espetáculo e interpretando We Are The Champions (Somos Campeões) para os emancipacionistas e demais homenageados, foi de arrepiar!
– O discurso da prefeita foi muito bom, inclusive vamos reproduzi-lo no site, vale a pena você ler, pois exprime (quase) toda nossa história dos 30 anos.
– Por falar em discurso, o Virgílio elogiou o município que recebia todos os migrantes de braços abertos, como ele, que veio das Missões. Pois ontem tive um exemplo disso, ao conhecer paraguaio que veio há um mês morar aqui. Torcedor do Olímpia, veio em busca de trabalho e adorou a cidade. Aliás, neste caso não é migrante, é imigrante!
– Na solenidade de terça, lá estavam lado a lado o Pitcha Dessian e o Rocha cochichando a reunião inteira. Será que vão voltar ao páreo depois de 24 anos?
– Quem também está de aniversário nesta data é a HC Calçados, felicitações!
– Sábado às 10h tem missa de Kerb na Grande São José do Herval, com bandinha típica, chope e galeto para levar.
– No dia 20, nosso assinante Maciel comemora 12 anos do Bar da Esquina, no mesmo dia do Município. Parabéns!