Conecte-se conosco

Coluna Morro Reuter

Morro Reuter – 07/02/24

08/02/2024 - 06h00min

Mauri Marcelo Toni Dandel

AIRTON
Não conversei com o vice-prefeito Airton, ainda, sobre o assunto, mas embora alguns (políticos) deixam no ar se o “Airton vai ou não vai”, a verdade é que ele nem precisa se manifestar oficialmente sobre o assunto. É só analisar a conjuntura para saber que ele é pré-candidato a prefeito, da mesma forma que se fala do vice-prefeito de Herval, o Chilo. E também é só analisar quais os políticos que estão colocando em dúvida se o Airton vai ou não vai para entender o “porquê da ‘dúvida1”!

NÃO QUER CALAR
Mas, a pergunta é: vai ser candidato único? Não? Quem vai concorrer contra?

EM ABRIL
Neste caso, se tiver candidato contra, em vez dos 5 meses e dos 8 meses que falamos acima, o prazo é antes: é abril, ou seja, em dois meses, pois talvez alguém tenha que mudar de partido e, se a Lei não mudou, o prazo é abril. Então, se alguém mudar de partido em abril, já poderemos entender, talvez, como uma futura candidatura. Ou não?

COLIGAÇÃO
Mas, talvez mais importante que a curiosidade do povo em saber dos candidatos a prefeito é saber sobre quem pode, ou não, se eleger vereador. Acontece que neste ano vai ser proibido de coligar, então, pode acontecer de um partido não somar o quociente de votos e mesmo que tenha o mais votado, não vai passar. Já tivemos casos assim no passado, onde candidato bem votado ficou de fora por conta do quociente e um exemplo foi o Chalita. Na semana que vem eu lembro de outo exemplo.

OUTRA
Aliás, a eleição para vereador é uma “ouuutra” eleição, pois não vai mais ter coligação, então, é cada um por si, entre os partidos. E pode ter candidato com um caminhão de votos não se eleger porque o partido não chego

“PIRIQUIT ECK”
Estamos falando bastante na Começo sobre lançar livros com nossas histórias para não se perder o registro.
Aliás, por falar em Querino, ele é do “Piriquit Eck” e quando alguns perguntam sobre o porquê a Linha Cristo Rei ser chamada de “Piriquit Eck” muitos dão a versão “errada” da história, mas o seu Querino sabe a origem verdadeira. E ela está, inclusive, no livro do professor Sebastiany sobre Morro Reuter, se não me engano. Mas, vou te deixar curioso, fica para outro dia…

RÁPIDAS
– Parabéns à Prefeitura pela compra de 67 chromebooks para as escolas, em um investimento de R$ 140 mil.
– E o Municipal de Futsal da 1ª e da 2ª divisão terá cerca de 20 times, ou seja, vai envolver umas 300 pessoas em quadra. Ou mais? É muita coisa! Felicitações!
– O quebra-molas do Mato Comprido continua causando polêmica. Nesta semana, um leitor reclamou que a escola está fechada e é “um parto” passar de caminhão lá! E que em janeiro não precisaria porque não há movimentação de alunos… Enfim, o espaço está curto, feito o registro!
– No ano passado, a RBT abriu loja em Morro Reuter e agora vai abrir nova loja em Nova Petrópolis, onde vai trocar de endereço para ampliar o espaço e conseguir oferecer melhor atendimento. Parabéns!
– Felicitações ao Pitta (Birckenthal) pelo abaixo-assinado sobre a barulheira das motos grandes em domingos na rodovia. Parece que tudo “já voltou ao normal”, mas, toda ação é importante, afinal, a BR-116 passa por aqui e temos que zelar por nosso quintal.
– Por falar em trânsito, mal começou o ano e tivemos a primeira morte na BR-116 aqui no município. O acidente do Belvedere era um motorista de Canoas, o acidente fatal de dezembro, o motorista era do Pinhal Alto. Ambos não eram do município, mas o caso é que os acidentes ocorrem aqui. A gente sabe que o traçado não é dos melhores, mas é sempre bom tomar cuidado, afinal, quem mais usa a rodovia são os moradores do município.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.