Coluna Morro Reuter

Morro Reuter – 15/03/2024

15/03/2024 - 09h35min

Mauri Marcelo Toni Dandel

EMANCIPAÇÃO

“Parece que foi ontem”…
Já ouvi muitas vezes os “da antiga” dizerem que parece que foi ontem a emancipação do município. Mas, o tempo passou e lá se vão 32 anos!
Por isso, estamos finalizando o Especial de Emancipação do Morro Reuter e tem cada história! Neste ano, em vez de falar só dos antigos políticos e professores que deram nome às escolas e ruas (até porque a maioria já foi tema de cadernos anteriores), neste ano, no caderno falaremos um pouco de história, mas tem muitas curiosidades, muitas opiniões de pessoas, por vezes, nem tão conhecidas, mas que trazem uma visão diferente. Aliás, a história do Morro é sensacional…
Olha, vou te contar uma coisa. E não é “papo de coach” (porque não o sou), mas sou muito grato por ter tido o privilégio de ouvir pessoalmente algumas das histórias da emancipação contadas nada menos do que pelo presidente Leopoldo (lembro que foi ali na saudosa Pecuária do Nato, que não existe mais), pelo Prof. Sebastiany, pelo Sabá, Wilson, Claudião, Carla, Caçamba (e as gincanas), Jorge, Elaine, Adair, Guido (os Guidos, aliás) e tantos outros da política, bem como muitos comerciantes relatando “o antes” e o “depois” da emancipação. Esta lista aí daria mais de 40 nomes, mas é impossível enumerar um a um! Enfim, agradeço a Deus por ter tido este privilégio de ouvir a história diretamente deles e também por ter vivido parte dela, do segundo mandato para cá.

SAUDOSOS

Por falar em “saudosa pecuária” (não bate uma saudade de passar lá bater um papo naquele ponto de encontro da época e agendamentos de tantos Gre-Nais da Carroça?), repare que na lista temos muitos nomes saudosos (falecidos) entre os citados. Que privilégio ter ouvido estas histórias e saber, por exemplo, que nem todas as comunidades de Morro Reuter de hoje eram a favor da emancipação e isso aconteceu porque o pessoal estava feliz em pertencer a Dois Irmãos. E também saber de outras “curiosidades” que jamais estarão em livros (vou deixar pra semana que vem).

COLUNA DOS PARABÉNS

– Sim, está parecendo papo de político quando vem com aquele chavão “de povo ordeiro e trabalhador”. Eu sei! Mas é verdade, Morro cresceu por um conjunto de coisas, às vezes, alguém vai dizer que andou para trás por conta das brigas políticas, mas, mesmo estes períodos foram importantes para nosso amadurecimento como município. E não vale jogar o chapéu para ninguém, pois agora é hora de celebrar, afinal, assim é a vida, só se constrói um castelo colocando uma pedra sobre a outra. No geral, graças a todo o povo, aos comerciantes, empresários e a todos os políticos que contribuíram, chegamos aonde chegamos! Então, parabéns a todos!
– Que show a Prefeitura trazer a banda Os Atuais, dia 24, com ingresso grátis no ginásio municipal (já que a católica está em obras). Aliás, são 3 ou 4 dias de festa pelo aniversário de emancipação, com ‘A Sbornia’, Arte na Praça e muito mais.
– Parabéns à Prefeitura pelos R$ 5 milhões em recursos estaduais e federais neste ano, uma baita notícia.
– A mensagem positiva do dia, de São Paulo: “Se Deus estiver conosco, quem poderá estar contra nós?”. Abençoada ‘segunda’ pra você!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário