Coluna Morro Reuter
Morro Reuter: entrega dos carnês do IPTU e alerta para a febre amarela
Por Fábio Radke
Carnê do IPTU
O morador que não recebeu o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deve entrar em contato com a Prefeitura pelos telefones 3569-1678, 3569-1454 ou 3569-1505. Também é possível imprimir a guia no seguinte endereço: http://bit.ly/iptumorro ou ainda retirá-lo na própria Prefeitura. O prazo para vencimento do pagamento em cota única com 10% de desconto segue até 14 de abril.
Prorrogados
Vale lembrar que os prazos de vencimentos foram prorrogados no município devido ao agravamento da pandemia. Em conta única, além do desconto de 10% até o dia 14 deste mês, o pagamento até 12 de maio rende 5% e a quitação até 14 de junho garante desconto de 2%.
Parcelado
O contribuinte ainda pode parcelar o pagamento do imposto. Os vencimentos das parcelas são: dia 16 de julho para a primeira, dia 16 de agosto para a segunda, dia 16 de setembro para a terceira e 15 de outubro para a quarta.
Alerta
Muito válido o alerta feito pela Prefeitura quanto à relação dos bugios com a febre amarela. Os primatas não são transmissores como muitos pensam, mas sim infectados pelo vírus a partir da picada de mosquito transmissor. Os macacos em geral acabam sendo sentinelas, ou seja, eles indicam a presença do vírus na natureza.
Aviso
Mesmo que não tenha nenhum caso no município, sempre que alguém encontrar um bugio morto deve ligar para a Secretaria da Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente pelo telefone 3569-1300. Eles fazem a coleta e análise de material. Morro Reuter não possui nenhum caso de febre amarela confirmado.
Bugio
Na noite de terça-feira um bugio ferido foi localizado por ciclistas no Walachai e socorrido. O animal, que acabou morrendo, apresentava uma fratura na pata traseira. A suspeita é que o ferimento seja de uma briga com outro animal da mesma espécie. Mesmo assim foi feita coleta e análise por parte da Secretaria.
Saúde em pauta
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) teve reunião ontem para a discussão de ações referentes à Saúde e Meio Ambiente desempenhadas em março.
Refis
Já teve início o prazo para o contribuinte em dívida com o município quitar seus débitos com descontos por meio do programa Refis. A Fazenda avalia que a adesão está sendo boa nessa primeira semana. Os descontos à vista sobre a soma de multas e juros de tributos atrasados chegam a 90%. Ainda existe a possibilidade de parcelamento em 6 vezes com desconto de 70%. É muito válido aproveitar os descontos ficando com as contas em dia e ainda ajudar nas finanças do município.
Iluminação
A instalação de iluminação pública no trevo da BR-116 próximo à VRS- 873 e ao Centro, deve começar no dia 20 de abril. Serão instalados três postes totalizando seis luminárias garantindo mais segurança.
Cadastur
Parabéns à empresária Márcia Elisa Heylmann Linck, do Chalé dos Doces, pelo selo e registro no Cadastur. A partir de agora, o estabelecimento ganha ainda mais notoriedade no ramo gastronômico e meio turístico da região.