Coluna Morro Reuter

MORRO REUTER: espírito de pertencimento da comunidade é destaque no 7 de Setembro

09/09/2022 - 15h01min

cleiton@odiario.net

Por Cleiton Zimer

PERTENCIMENTO

Todas as cidades dos arredores que realizaram o tradicional Desfile Cívico estão de parabéns – inclusive lamento pelas que não o fizeram, acho que é uma grave falta.

Mas Morro Reuter, diferente das demais, mobilizou metade da sua população dentre os que participaram e os que prestigiaram. Foram três mil pessoas na Rua Independência na tarde de sábado, 3.

Isso reflete, mais uma vez, o quão forte é o espírito de pertencimento da comunidade. Não que nas outras cidades não seja, mas, o Morro se destaca.

Sem dúvida é o resultado de diversas frentes que trabalham com propósitos em comum.

RIDÍCULO

Mas também temos que falar de coisas ruins. Vândalos conseguiram arrancar os adesivos nos bancos de livros que ficam junto ao Obelisco, na lateral da BR-116. Têm coisas que não tem como entender, mesmo.

A cidade é uma das únicas do Brasil com este tipo de arte e surgem pessoas sem noção – que quero crer não serem moradoras da cidade – para deixar seu rastro de ignorância. “Parabéns”, tomara que leiam isso e ainda possam rir da própria ignorância, pois pessoas assim se resumem ao lixo que temos na sociedade!

E AGORA?

Na quinta-feira da semana passada escrevi esta coluna citando que, com a instalação de quebra-molas na VRS-873, não haviam mais ocorridos acidentes graves, ao menos não de caminhões atravessando a BR-116.

E adivinha?

Sim, estava eu indo para casa quando vejo, lá no meio da BR, um caminhão que desceu a via desgovernado.

Mordi minha língua!

Por sorte o caminhão não acertou ninguém, mesmo o acidente tendo ocorrido em horário de pico. Perguntei ao motorista e ele não me disse o que houve, mas relatou que não se feriu.

Os acidentes que ocorrem ali, em sua maioria, são por falha humana. Talvez este não tenha sido, então, desculpa.

Mas o fato é que velocidade não combina com o trecho, por isso, os quebra-molas. Vão resolver? Claro que não. Mas busca-se diminuir as incidências que, na sua totalidade, seguem dependendo da consciência dos motoristas. Claro, fatalidades podem acontecer, ninguém está livre disso.

POLIO

Hoje, 9, é o último dia da Campanha de Vacinação contra a poliomielite, além da multivacinação.

Procure a Unidade de Saúde e vacine seus filhos. É muito importante. Vacina é prevenção, é saúde.

GARRÃO

Neste sábado, 18h, acontece a chegada da Chama Crioula no CTG Garrão da Serra. A partir de terça-feira terá variada programação no local alusiva à Semana Farroupilh.a

Sair da versão mobile