Coluna Nova Petrópolis
Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis defende a retomada gradual da economia
A Câmara de Vereadores foi quase unânime na sessão de segunda-feira, 13, em defender a retomada das atividades econômicas no município, especialmente o comércio. A maioria dos vereadores pensa que há a necessidade de se permitir logo a reabertura das lojas, mesmo que seja de forma gradual e com algumas restrições. Se o comércio seguir fechado, em breve poderá não haver mais o que reabrir.
INDIGNAÇÃO
Quem olha a movimentação de pessoas no centro acha que se trata de um dia absolutamente normal, tamanha a quantidade de pessoas circulando. Ainda mais com a liberação do estacionamento rotativo. Essa situação gera revolta nos comerciantes, que olham para todo esse movimento e não entendem porque só eles estão tendo que pagar o pato.
EXPECTATIVA
Esta coluna foi escrita no início da tarde da quarta-feira e até o fim do dia novas medidas seriam anunciadas. O governador Eduardo Leite faria um anúncio às 15h, o que poderia ter repercussão imediata no município. Pode ser que hoje o nosso comércio já esteja autorizado a abrir novamente. Eu acredito que a próxima decisão do comitê de crise em Nova Petrópolis será exatamente nesse sentido. Até agora as decisões tomadas foram marcadas pelo equilíbrio e pela razão. Isso fez bem ao município e com certeza contribuiu para que a situação permanecesse tranquila. Mas está na hora de pensar adiante. O bem do município depende também de sua economia.
SITUAÇÃO TRANQUILA
Até agora foram feitos exames do coronavírus em apenas cinco pacientes de Nova Petrópolis. São pessoas que precisaram de internação hospitalar e por isso fizeram o exame. Quatro deram resultado negativo e um ainda está em análise. É claro que a baixíssima quantidade de exames realizados contribui para esse resultado. Mesmo assim, não se trata de um quadro tão enganoso. Se houvesse muito mais casos de covid-19 na cidade, certamente o número de internações hospitalares também seria maior e mais testes já teriam sido realizados.
ESTACIONAMENTO ROTATIVO
A decisão de suspender a cobrança do estacionamento rotativo foi bastante sensata para aquele momento. Mas me parece que agora já seria melhor voltar a cobrar. A tarifa é uma motivação bem eficiente para que as pessoas resolvam seus compromissos rapidamente e voltem para casa.
RECAPEAMENTO DA AVENIDA
Voltando ao assunto já tratado na coluna de ontem. Como era de se esperar, o recapeamento que a EGR está fazendo em mais um trecho da Av. 15 de Novembro está gerando uma série de críticas. E está sobrando até para a Prefeitura, que neste caso não tem nada a ver com a história. Até por isso, a administração municipal teve todo o cuidado de divulgar a obra como sendo algo da EGR, que é a responsável por um dos lados da avenida. As reações contrárias já eram esperadas. E não é para menos. Nada contra as obras de manutenção do asfalto, mas a EGR já deveria saber que as prioridades de Nova Petrópolis são outras.
Por Francis Jonas Limberger
limberger@hotmail.com
WhatsApp: (51) 99888-1830.
LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS
Vendo essa foto, não é de se estranhar que falte água tantas vezes em Nova Petrópolis
Sobre os efeitos psicológicos da quarentena em Nova Petrópolis
Cresce a pressão por testes do coronavírus em Nova Petrópolis