Coluna Nova Petrópolis
Coluna de Nova Petrópolis
Raul Petry
GOLPE – Tem um golpe novo na praça. Não é um golpe inventado ontem, mas começou a ser praticado em Nova Petrópolis nos últimos dias, segundo a Polícia Civil. Os golpistas estão se passando por membros de facções criminosas e ameaçam comerciantes da cidade. Eles exigem dinheiro mediante ameaças. O nome disso é extorsão e pode ser denunciado para a polícia, pois é crime. Mas temos que nos colocar no lugar das vítimas. Não é assim tão fácil se livrar de um golpe desses. Isso porque os membros das facções costumam agir assim. Eles exigem pagamentos em dinheiro nas regiões que eles dominam. Obviamente não é o caso de Nova Petrópolis. Mas aí tem um bandidinhos que se aproveitam para tirar uma lasquinha, fingindo que são membros das facções para ganhar dinheiro através desse golpe. Com certeza bate um desespero na mesma hora. Ainda bem que a Polícia Civil está a par da situação e está oferecendo ajuda para as vítimas. Telefone da delegacia de Nova Petrópolis: 3281-1378.
BOAS PRÁTICAS – O projeto “Sinta Nova Petrópolis”, voltado para o turismo acessível, venceu o 5º Prêmio Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O resultado do concurso foi anunciado na noite dessa quarta-feira, 22 de novembro, durante o 2º Smart Cities Park, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. O município foi finalista e concorreu com iniciativas das cidades de Antônio Prado e Muçum. O projeto “Sinta Nova Petrópolis” é desenvolvido através de um móvel interativo, em que pessoas com limitação visual podem conhecer pontos turísticos famosos da cidade através do toque.
TURISMO ACESSÍVEL – Já faz anos que o chamado “turismo acessível” está muito na moda. E existem várias formas de se praticar o turismo acessível. Esse caso que a Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis ganhou o prêmio é para que as pessoas com deficiência visual possam sentir as características mais marcantes de Nova Petrópolis, como o cheiro das flores. Mas tem outras vertentes importantes do turismo acessível. Alguns anos atrás a Rota Romântica levantou essa bandeira, mas focando mais em relação a acessibilidade nos espaços públicos, como por exemplo as rampas para cadeirantes.
PINHAL ALTO – O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luis Fernando Vanacor, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf e o diretor administrativo e financeiro da EGR, André Arnt, assinaram, nesta quinta-feira (23.11), juntamente com representantes da empresa Dobil Engenharia Ltda, a ordem de início para a construção de uma rotatória na entrada do Pinhal Alto, junto à ERS-235, em Linha Imperia. Também participaram o deputado estadual Elton Weber, vereadores de Nova Petrópolis e integrantes da administração municipal.