Coluna Nova Petrópolis
Coluna de Nova Petrópolis
Raul Petry
AZAR – São tempos de muito azar na questão das estradas. Com a chuva do fim de semana caiu uma barreira na rodovia que vai de Vale Real para Vila Cristina e fechou também. Ontem já tinha máquinas trabalhando por lá, mas não se sabe por quanto tempo para abrir. Vale lembrar que em se tratando de Nova Petrópolis, o caminho por Vale Real, Feliz e Linha Nova já era um desvio longínquo para ir a Caxias do Sul. Esse era o caminho 100% asfaltado, que aumentava a viagem em mais de uma hora. Agora também fechou. De São Vendelino a Farroupilha também está fechado. Quase não restaram opções para ir até Caxias.
SOLO – Nos últimos anos a coluna apontou diversas vezes a fragilidade da BR-116 nesse trecho de Nova até Caxias. Era um pedregulho enorme caindo na estrada a cada chuva. Quer dizer, já era uma estrada perigosa para desmoronamentos. Mas essa chuvarada está sendo demais. Rodovias onde o solo não era tão frágil também caíram. E até vale a reflexão. Muito se fala em fazer asfalto nas estradas de Arroio Paixão e Pirajá, para quando a BR fechar de novo ter boas opções. No papel parece uma ótima ideia. Mas se for um asfaltinho igual esses aí que fazem hoje em dia, melhor nem começar. Com essas chuvas de setembro e novembro, provavelmente teriam desmoronado também. E é capaz de ter desmoronado antes da própria BR-116.
FEBRE AMARELA – A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis está orientando os moradores do município que nunca foram vacinados contra a febre amarela ou desconhecem sua situação vacinal, principalmente residentes da zona rural, a procurarem as unidades básicas de saúde (UBSs) para receberem a proteção. Neste ano, 626 pessoas já foram vacinadas com esse imunizante na cidade, mas a medida continua sendo indicada pela Secretaria Estadual da Saúde, principalmente a partir da identificação de casos da doença em primatas não humanos (macacos) encontrados em municípios próximos recentemente.
PANELÃO – Domingo de noite circulou a notícia de que um homem de 57 anos teria morrido afogado no Penelão. Essa fatalidade realmente aconteceu, e viciou um conhecido empresário de Gramado. Mas as informações estão um tanto desencontradas. O mais provável é que esse afogamento tenha sido na região do Panelão, pois ali perto inclusive fica o Rio Caí. Já tive a oportunidade de conhecer aquela região. É uma região muito bonita, onde o rio e o arroio unem as cidades de Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul num só lugar. Mas também é um lugar onde a água pode fazer suas vítimas.