Coluna Nova Petrópolis
Coluna de Nova Petrópolis
Raul Petry
BRANDT – A vida é mesmo um leve sopro. Na última segunda-feira ficamos perplexos com a perda trágica do nosso colaborador Pedro José Brandt, popularmente conhecido como Brandt, que havia acabado de completar 20 anos de serviços no Diário. No início dos anos 2000 o Diário já circulava em Picada Café e aos poucos começou a chegar no Pinhal Alto. Foi assim que começaram os trabalhos de Pedro Brandt no jornal, seguindo até a última segunda-feira. Depois o Diário começou a chegar no centro de Nova Petrópolis e demais localidades. Deixamos os nossos sentimentos de pesar a todos os familiares.
PINHEIROS – Nova Petrópolis tem uma das prefeituras mais bonitas da região e no último domingo foi feito mais uma apresentação de coral nas janelas deste prédio. Um negócio realmente muito bonito, pois o público que estava na praça pôde apreciar o espetáculo como se estivesse dentro de um camarote. Mas vale lembrar que até algum tempo atrás existiam ali aqueles dois pinheiros horrorosos e sem serventia, que foram retirados pela prefeitura. Todos aqueles que se escandalizaram com o corte destas árvores, que nem eram nativas, agora sequer lembram do seu comportamento reprovável.
RUA NOVA – Na semana passada o prefeito Darlei e alguns vereadores foram conferir o lugar onde poderia ser aberta uma rua nova entre o Centro e São José do Caí. Na verdade são duas rotas possíveis e os vereadores ficaram de conferir as duas para tirar as suas próprias conclusões. Vendo algumas fotos que foram postadas pela vereadora Kátia, dá para perceber que é um lugar completamente esmo. Em outras palavras, puro mato. Mas o mato talvez não seja a questão principal, pois as árvores podem ser cortadas. A questão toda é se esse terreno suporta uma rua e quanto seria preciso gastar para a construção. Isso não dá para sabermos só pelas fotos. Vamos aguardar que os vereadores que acompanharam a visita façam as suas considerações sobre este assunto nas próximas sessões.
MEIO AMBIENTE – A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pela parte ecológica do projeto “Eu Cuido Nova Petrópolis”, registrou números bastante expressivos nas ações para recolhimento de lixo eletrônico, vidro e óleo de cozinha neste ano. Apenas na última coleta de 2023, foram recebidos 5.430 kg de vidro, que somado ao restante das outras três edições, contabiliza 14.390 kg de material destinado de forma mais ecológica. O total de vidro recebido neste ano, inclusive, é superior à soma dos dois primeiros anos do projeto.
NATAL – Para quem gosta de apreciar os grupos culturais da cidade, no próximo sábado terá dois deles na programação do Natal na Rua Coberta. Às 17h Coro Juvenil de Nova Petrópolis e às 17h30 Lustige Volkstanzgruppe Bergtal.