/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna Nova Petrópolis

“Complexo de Hermann”, o conceito clássico de burocracia

10/07/2020 - 12h19min

Um fato narrado pelo presidente da Câmara, João Paulo de Macedo Viana (Ceará – Republicanos), na sessão de segunda-feira, é a melhor definição de burocracia do setor público. Se essa situação estivesse documentada, poderia se tornar famosa nas ciências políticas, como a definição clássica do que vem a ser burocracia. Ficaria famoso na academia, talvez com o nome científico de “Complexo de Hermann”. O cidadão, com um problema no acesso à sua rua, teria ido até a Secretaria de Planejamento para pedir providências. Lá, foi orientado a procurar o Conselho Municipal de Trânsito. Querendo fazer a coisa certa, o cidadão partiu em busca do tal órgão. Mas para quê? Para descobrir que o presidente do Conselho é justamente o secretário de Planejamento, Hermann Deppe. Que dá expediente onde? Na Secretaria de Planejamento! O munícipe que passa por uma situação dessas sai convencido de que o negócio do agente público não é resolver problemas.

EM DUPLICIDADE
Feito de bobo, o cidadão resolveu levar o caso à Câmara de Vereadores. E o presidente Ceará enviou um ofício com a demanda ao Conselho de Trânsito. Resultado: o assunto chegou lá em duplicidade. Em uma resposta considerada “mal educada” por alguns vereadores, o presidente do Conselho pediu que a duplicidade seja evitada. Ou seja, o cidadão que procurar a Câmara com problemas de trânsito deve ser orientado a levar o assunto direto ao Conselho. Isso causa estranheza. Os problemas da comunidade devem sim passar pelas anais do Legislativo, independente de como serão encaminhados e resolvidos. E causa ainda mais estranheza o fato de não haver um representante da Câmara integrando o Conselho de Trânsito. Se há, ele deveria ter se manifestado.

AV. PADRE AFONSO THEOBALD
O problema em questão, relatado pelo cidadão, é pavimentação da Av. Padre Afonso Theobald, no acesso à rua Áustria. A obra faz parte de um projeto muito maior, que é a via interbairros. A avenida será o eixo de uma nova ligação entre a BR-116 e a rótula do Pousada da Neve. Um projeto necessário e merecedor de aplausos. Mas Nei Schneider (PSDB) levantou um questionamento importante sobre como será a ligação com a BR. Ficará a cerca de 100 metros do viaduto. Será que o Dnit vai autorizar o novo dispositivo de acesso tão perto? E se permitir, haverá espaço para construir alças de acesso? Daniel Michaelsen (MDB) respondeu que, a princípio, não será permitida a entrada dos veículos que vêm de Caxias do Sul. Por essa lógica, deduz-se que também não será permitida a saída em direção a Picada Café.

CHÁ DOS 50 ANOS
Os meus parabéns ao grupo de danças Internacional, que está festejando esplêndidos 50 anos. Em vez de um grandioso baile, o grupo faz um Chá da Tarde neste sábado, 11, com retirada dos kits das 15h às 19h. O valor é R$ 30 e pelo número (54) 99913-6641 dá até para solicitar a entrega a domicílio em alguns bairros.

Por Francis Jonas Limberger

limberger@hotmail.com

WhatsApp: (51) 99888-1830

LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS

Corsan debocha da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis

A Lei da Liberdade Econômica de Nova Petrópolis

Os roteiros autoguiados que estão esquecidos no nosso interior

Sair da versão mobile