Coluna Nova Petrópolis
Cresce a pressão por testes do coronavírus em Nova Petrópolis
TESTES JÁ!
Numa das colunas da semana passada defendi a necessidade de se fazer testes do coronavírus na população de Nova Petrópolis. Por óbvio não seria possível testar todo mundo. Mas uma amostragem aleatória de uns 500 indivíduos traria informações valiosas sobre a presença, ou não, do vírus em nossa cidade. Havendo muitos casos positivos, isso reforçaria o apelo pró isolamento junto à população. Havendo poucos casos positivos, isso embasaria o eventual afrouxamento das medidas restritivas por parte da Prefeitura. Médicos me enviaram mensagens reforçando o que foi escrito na coluna. Na Câmara de Vereadores o assunto também foi abordado, principalmente pelos vereadores Rodrigo Santos (PSB) e Nei Schneider (PSDB).
DE 51 PARA 48
Até agora só foram realizados 4 testes no município, todos com resultado negativo. É uma informação a ser saudada, mas que muito pouco diz frente a uma população de mais de 20 mil. O que se tem segue sendo apenas o balanço de casos suspeitos monitorados pela Secretaria da Saúde, número que começou a ser divulgado no dia 26 de março e que terá uma nova atualização no fim da tarde de hoje. São pessoas que permanecem isoladas em suas casas, sem realizar testes. Veja o gráfico:
TROCA-TROCA
Muito se falou nos últimos dias sobre a filiação de políticos em outros partidos. É que fechou-se a janela de filiações para aqueles que desejam concorrer. O caso mais notório é o do presidente da Câmara, vereador João Paulo Macedo Viana (Ceará), que trocou o PSB pelo Republicanos, partido que tem Jorge Dinnebier como pré-candidato a prefeito.
OS NÚMEROS DA RIFA
Entre tantos eventos que estão sendo cancelados nas últimas semanas está o fandango de aniversário do CTG Encosta da Serra, de Picada Café, no último sábado, dia 11 de abril. O baile seria animado pelo Grupo Estilo do Sul, aqui de Nova Petrópolis. Liderado pelo grande Gaudêncio Terra e reunindo quatro jovens talentos da música, o conjunto dá seus primeiros passos e aproveitaria o fandango para uma rifa beneficente. Por isso, o grupo avisa: quem comprou números da rifa pode ficar tranquilo e guardá-los, pois uma nova data para o sorteio será anunciada em breve.
FALANDO EM EVENTOS
Quando os eventos forem novamente permitidos, certamente será necessário reformular o calendário municipal. Há eventos que aconteceriam no período de quarentena e que foram simplesmente cancelados. Outros, foram transferidos para o segundo semestre, o que certamente gerará um acúmulo. E, neste ano, tem-se ainda o fator “eleições”, também incerto, mas que sempre motiva as comunidades. Provavelmente essa reorganização de datas precisará ser mediada pelo poder público.
Por Francis Jonas Limberger
limberger@hotmail.com
WhatsApp: (51) 99888-1830.
LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS
A atualização da planta de valores do IPTU precisa estar no debate eleitoral
A afirmação de Mandetta que ameaça Nova Petrópolis
Partiu de Nova Petrópolis o absurdo pedido por uma greve dos caminhoneiros