Coluna Nova Petrópolis
Dois fatos sobre o coronavírus em Nova Petrópolis; um bom, outro nem tanto
É FATO 1
Desde que a Prefeitura começou a divulgar números sobre a situação da pandemia em Nova Petrópolis, nunca o número de pessoas monitoradas esteve tão baixo. As pessoas monitoradas são aquelas que têm sintomas e são orientadas a ficar duas semanas isoladas em casa. Poder ser Covid-19, ou não. A coluna já trouxe alguns gráficos mostrando a evolução deste número. No dia 1º de abril eram 66 pessoas, o maior número até agora. Pois ontem eram apenas sete.
É FATO 2
Uma das principais demandas do momento é a liberação dos buffets dos restaurantes. Há bastante queixas de que os clientes não gostam de precisar de um garçom para se servir. Inclusive há relatos de clientes que desistem de almoçar ou jantar no lugar por causa desse inconveniente. E função disso, há uma esperança de que em breve essa restrição será retirada pelas autoridades. Eu diria que não será. Conversando com algumas autoridades nos últimos dias recebi a informação de que os buffets seguirão com restrições por bastante tempo. Isso foi dito a mim com alguma convicção. A mudança da cor de bandeira não adiantará nada, pois na cor amarela este tipo de serviço também é proibido. A alternativa já utilizada em alguns lugares, fornecendo luvas plásticas para que o cliente mesmo se sirva, está gerando denúncias, pois ela não está autorizada nos protocolos do Estado. Resumindo, este é um ponto muito delicado em um setor gastronômico como o de Nova Petrópolis. E eu nem quero entrar no mérito da restrição. Mas parece certo que tão cedo ela não vai cair.
AOS 80 DIAS
Segunda-feira a Rádio Gaúcha deu ênfase para a notícia de que os caminhoneiros oriundos da Argentina passariam a ser testados logo que entram no Brasil, em Uruguaiana. Mas como podem bater bumbo para uma notícia dessas? Era um anúncio a ser feito aos 20 dias de pandêmia, no máximo. Jamais aos 80. Se numa cidade fronteiriça com a relevância de Uruguaiana o quadro é este, o que esperar de Nova Petrópolis? Os nossos números falam por sí: 66 testes realizados até agora, para um total de 164 pessoas com suspeita de Covid (incluindo as sete que ainda estão em monitoramento). Dá para acreditar?
EM NÚMEROS
650
cartões foram vendidos no “coxa e sobrecoxa” realizado conjuntamente no sábado, entre o Hospital Nova Petrópolis e a Sociedade Tiro ao Alvo. Parabéns a todos os envolvidos!
170
pessoas estiveram no Ninho das Águias no domingo, o primeiro desde que o atrativo turístico foi reaberto. Os espaços pintados no chão para o distanciamento do público permitia, no máximo, 250 pessoas.
15%
é o crescimento de faturamento projetado pela Cooperativa Piá para 2020, conforme notícia publicada na segunda-feira pelo Jornal do Comércio. No primeiro trimestre de 2020, o faturamento cresceu 12% comparado ao mesmo período de 2019.
30
novos produtos devem ser lançados pela Piá no ano de 2020, conforme a mesma publicação.
16%
foi a taxa de ocupação dos hotéis de Gramado no mês de maio segundo uma pesquisa com 70 estabelecimentos feita pela Prefeitura do município vizinho. Para junho a estimativa é de 30%.
Por Francis Jonas Limberger
[email protected]
WhatsApp: (51) 99888-1830
LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS
Quanto custará o último trecho do asfalto em Linha Olinda
Como deve ser: prefeito Lelo convocou a Corsan
Passos de tartaruga na testagem do coronavírus em Nova Petrópolis