Coluna Nova Petrópolis

Lelo oferece recompensa para quem ficar em casa até dia 6 de abril

30/03/2020 - 12h03min

Atualizada em 30/03/2020 - 12h05min

Lelo oferece recompensa para quem ficar em casa até dia 6 de abril
Francis Jonas Limberger

Nossa quarentena, a vontade de sair, voltar a trabalhar, produzir, interagir, divertir-se, mesmo sabendo que é perigoso, tudo isso envolve psicologia. A pessoa fica dentro de casa e o nervosismo e a ansiedade vão tomando conta. A pessoa não quer sair necessariamente naquele instante, mas saber minimamente quando e como o confinamento pode acabar. E o que essa pessoa vinha ouvindo das autoridades? “Fique em casa, bem calminho, lavando as mãos, que eu aviso quando você poderá sair”. Isso com especulações que iam de abril a setembro. Desse jeito, o cidadão enlouquece mesmo. E o pior, ele sai de casa. Certo ou errado, ele sai. Então, assim como uma criança pequena que não quer comer, é preciso oferecer algo aos confinados mais nervosos. Uma recompensa. Algo como: se o combate ao vírus alcançar o resultado X, poderemos começar a reduzir a quarentena. Por essa mesma lógica, justificar-se-ia um endurecimento da quarentena no caso de um resultado Y.

A RECOMPENSA DE LELO
Isso de mandar mensagenzinha do #ficaemcasa já deu o que tinha para dar. No Brasil essas coisas têm baixo prazo de validade. Na sexta-feira, dia 27, começou a irromper um movimento que exigia o fim da quarentena. Vimos as carreatas acontecendo de norte a sul, e inclusive na nossa cidade. Muitos governantes, políticos que são, afrouxaram imediatamente os termos de seus decretos. É evidente que isso favorece o vírus. Enquanto isso, o prefeito Lelo saiu-se muito bem. Em mais um vídeo, anunciou na sexta-feira que o decreto municipal pode sim ser alterado, retomando gradativamente as atividades econômicas de Nova Petrópolis. Mas só a partir do dia 6 de abril, daqui exatamente uma semana. Ou seja, tudo depende dos próximos 7 dias. Se continuarmos em casa, comportados e colaborando para produzindo bons resultados, logo ali teremos uma recompensa. Podemos e devemos ficar tranquilos. Meus parabéns, prefeito!

É DEVER DAS AUTORIDADES
Como as pessoas estão ameaçando sair de casa à margem da lei, e como a economia é sim importante, inclusive para garantir os serviços e produtos essenciais, é dever das autoridades coordenar a volta gradual da população jovem ao trabalho. Mas com parâmetros objetivos, critérios claros, margens de segurança e muito planejamento. E também, muito importante, garantindo que cada vez mais que a população de risco possa ficar em segurança. Nesse sentido, me parece um tanto absurdo reunir idosos nos postos de saúde para fazer a vacina contra a gripe. Lembrando que houve um adiantamento na distribuição das doses aos municípios e que isso proporcionou tempo extra para uma estratégia domiciliar. Nova Petrópolis tem uma, em que o idoso pode solicitar a vacina em casa. Mas sem uma previsão de quando a receberá. Se houvesse uma força tarefa, todos os nossos idosos poderiam receber a vacina em suas casas. E a adesão seria muito próxima dos esperados 100%.

TIVEMOS CARREATA
Setenta e nove veículos participaram da carreata na noite de sexta-feira aqui em Nova Petrópolis. Entre os 79, algumas motos e cerca de 25 caminhões. A carreata foi escoltada no início por uma viatura da Brigada Militar. No final, o veículo número 80 já não participava da manifestação, pois era o ônibus de linha da Citral. Depois dele, outra viatura policial. Na sequência, mais uns 20 carros, possivelmente retardados pelo trânsito lento. Destes últimos, só alguns poucos ainda buzinavam.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário