Coluna Nova Petrópolis

Limpeza da barragem Santa Isabel precisa acontecer já

08/05/2020 - 11h32min

Precisa ser definido de uma vez por todas, e o momento é este, se a barragem de Santa Isabel deve passar por uma limpeza ou não. É evidente que removendo o lodo a profundidade aumentará e, consequentemente, sua a capacidade de estocar água. Na sessão de segunda-feira, 4, chegou-se a falar que poderiam ser retirados sete metros de lodo. Não sei se é para tanto. Mas, mesmo que seja uma metragem menor, aumentar a profundidade da represa seria algo extremamente válido. Quando esteve na Câmara, em fevereiro, o gerente da Corsan foi perguntado e disse que não havia essa necessidade. Ele estava amparado na opinião de especialistas consultados pela Corsan. Ok. Mas ainda assim pareceu uma sentença um tanto subjetiva. Ficou parecendo que a Corsan simplesmente não quer fazer essa limpeza e para isso classificou-a como desnecessária. Neste caso as nossas autoridades precisam entrar em ação e os vereadores estão começando a percorrer esse caminho. Se é viável, se melhorará a capacidade de armazenamento da represa, precisa ser feito, sim!

OUTROS DETALHES
Aí uns dizem que a limpeza não é feita porque os órgãos ambientais não autorizam. Outros dizem que essa liberação sempre existiu. E aí? Também se fala que não haveria um lugar apropriado para depositar o lodo retirado do fundo da represa. Esta semana conversei com um agricultor e ele deu risada: “Podem trazer tudo aqui na minha roça”.

NOVAS VERTENTES
Eu também já ouvi algumas opiniões no sentido de que a retirada do lodo provavelmente resultaria no surgimento de novas vertentes, o que poderia representar algum aumento na oferta de água. Como o arroio Santa Isabel não tem muita vazão, todo reforço é bem-vindo.

O MOMENTO É AGORA
Se existe mesmo a possibilidade de limpar o leito da barragem Santa Isabel, o momento é agora, que ela está praticamente seca. Não me surpreenderia nem um pouco se no futuro aparecesse alguém da Corsan dizendo que seria bom fazer a limpeza, mas que isso não é possível porque ela está cheia de água. Quem duvida?

“FIQUE EM CASA”
De tudo isso que está acontecendo durante a pandemia, o que mais tem me chateado é a hipocrisia. Vou explicar. O sujeito fica falando a toda hora que as pessoas devem ficar em casa, que o dinheiro e os negócios podem ser recuperados depois, e que a vida é uma só. É uma verdade, claro. Mas quem levanta essa bandeira precisa segurá-la até o fim. E é aí que entra a hipocrisia. Essa pessoa não pode mudar de ideia “apenas” porque começou a também ter prejuízos ou a ter medo deles. Vou dar um exemplo. Eu acompanho bastante o noticiário esportivo. E existe um determinado grupo midiático que vinha muito firme na defesa do isolamento social. Isso até algumas autoridades começarem a insinuar que o futebol poderá voltar só em 2021. Seria um verdadeiro desastre, que culminaria na falência de vários clubes, inclusive grandes, e na demissão de muitos jornalistas esportivos. Não foram necessárias 24 horas para que o discurso mudasse completamente. Pode isso, Arnaldo?

Por Francis Jonas Limberger
limberger@hotmail.com
WhatsApp: (51) 99888-1830

LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS

Incêndio na Pedra do Silêncio: eu sinto culpa

Vereadores levam “bolo” duas vezes da Corsan

A decisão de Nova Petrópolis de retomar o turismo

Copyright© 2020 - Grupo o Diário