Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: 104 casos, onda de casos leves, ômicron ou réveillon?, secretaria da administração, vacinação, os teimosos, comprovante vacinal

10/01/2022 - 06h05min

Atualizada em 10/01/2022 - 10h25min

Raul Petry – [email protected]

 

104 CASOS

O boletim da Prefeitura na última segunda-feira indicou a existência de 104 casos ativos de Covid-19 em Nova Petrópolis, além de 43 casos suspeitos aguardando resultado de exames. A propósito, o número de exames aumentou bastante na comparação com a semana anterior: de 30 de dezembro a 7 de janeiro, foram realizados 477 testes no Município. Não sei se em algum momento da pandemia já foram feitos tantos testes em uma única semana. Mas eu mantenho a opinião: quanto mais testes, melhor.

 

ONDA DE CASOS LEVES

Não só Nova Petrópolis, e nem só o Rio Grande do Sul, mas o Brasil inteiro passa por uma onda crescente de casos positivos. Mas, por enquanto, são casos leves. Na sexta-feira Nova Petrópolis não tinha registros de hospitalizações.

 

ÔMICRON OU RÉVEILLON?

O que causou o aumento de casos em Nova Petrópolis? a festa de Ano Novo na Praça das Flores ou a nova variante do coronavírus, que é extremamente mais transmissível? Eu fico com a segunda opção. Cidades que cancelaram completamente as festividades de Ano Novo tiveram o mesmíssimo aumento de casos. E pessoas que não estiveram na praça também estão se contagiando em grande quantidade. Claro que diante da ameaça da ômicron, a festa poderia ter sido cancelada. Mas em termos sanitários, que diferença isso teria feito? Nenhuma!

 

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

Na Prefeitura, o secretário da Administração, Bruno Seger, é um dos que testaram positivo. Como no governo Darlei essa pasta deixou de ter o cargo de secretário adjunto, enquanto Bruno estiver fora, a diretora Márcia Schranck responde provisoriamente como responsável pela Secretaria.

 

VACINAÇÃO

O importante numa hora dessas é estar vacinado e a notícia positiva é que a maioria está. Em Nova Petrópolis, os dados mais recentes apontam 83% da população total com uma dose e 74% com duas doses. A dose de reforço já foi dada para 3.088 pessoas. Mas desconfio que esses dados ainda não tenham sido atualizados depois do Ano Novo. Deve ser mais.

 

OS TEIMOSOS

A notícia ruim é que a nova onda de casos dificilmente convencerá os teimosos a se vacinar. Como são casos leves, não será dessa vez que eles irão se assustar.

 

COMPROVANTE VACINAL

Mesmo que os casos dessa nova onda fossem mais graves, eu não conseguiria imaginar novas restrições como aquelas que já tivemos em 2020 e 2021. Não há mais condições para fechar estabelecimentos e pedir para as pessoas ficarem em casa. A principal medida, se houver alguma, na minha visão, será a volta da exigência do comprovante vacinal.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.