Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: compra de vacinas I, II, III, IV e V

09/03/2021 - 22h20min

Atualizada em 09/03/2021 - 22h30min

Raul Petry – colunistas@odiario.net
COMPRA DE VACINAS I

Nova Petrópolis está aderindo ao consórcio de municípios da Frente Nacional de Prefeitos para a compra de vacinas. Um projeto já foi enviado para a Câmara de Vereadores, mas a tramitação não terá urgência. A vacinação não é urgente? Não restam dúvidas de que é. Mas a urgência não muda nada na prática. Isso porque, embora estejam à venda, as vacinas não estão sendo entregues em quantidade razoável pelos laboratórios. Os laboratórios negociam muito, mas por enquanto produzem pouco.

COMPRA DE VACINAS II

No Brasil, agora parece que o Governo Federal se interessou de vez em comprar vacinas de todas as marcas. Os outros países também querem e parece que há sérias dificuldades em países como o Canadá, Japão e alguns europeus. Voltando ao Brasil, os governadores também estão negociando. Agora os municípios estão criando esse consórcio. A iniciativa privada também pensa em comprar vacinas. A pergunta é uma só: de quem toda essa gente vai querer comprar tantas vacinas?

COMPRA DE VACINAS III

A lógica comercial indica que os laboratórios continuarão dando preferência para os governos nacionais, que compram em quantidades maiores. E, cá entre nós, seria o mais interessante. O Governo Federal compra todas as vacinas e as distribui para toda a população. Foi desse jeito que o Brasil se tornou referência mundial em campanhas de vacinação. Se o presidente tivesse abraçado a ideia da vacinação desde o começo, talvez agora já estivéssemos em um estágio mais adiantado. Talvez até com uma vacina brasileira.

COMPRA DE VACINAS IV

Como ninguém pode garantir o que sairá da cabeça e, muito menos, da boca deste ser presidencial, os prefeitos estão tratando de garantir os meios para comprar eles mesmos as vacinas. E entre eles tem de tudo: precaução, politicagem, medo, dúvidas, demagogia, etc. Imaginem o grau que certos vereadores farão para votar essa autorização. Sabe-se que será uma votação meramente simbólica. Ou alguém imagina um vereador votando contra? De todo modo, apesar das incertezas e das improbabilidades, a precaução para garantir diferentes meios de comprar as vacinas é muito bem-vinda.

COMPRA DE VACINAS V

No boletim semanal de sexta-feira, a Prefeitura informou que 5,9% da população havia recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. E ainda havia 139 doses para aplicar. De um modo geral, quem já recebeu a primeira dose está recebendo corretamente a segunda. Não tem faltado vacina para a segunda dose. Então podemos considerar que mais de 6% da população já conta com alguma imunidade. A estes 6% podemos somar os quase 2.000 moradores que já tiveram a doença e, teoricamente, também adquiriram imunidade. Essa soma nos coloca entre 15% e 20% de imunidade adquirida.

Sair da versão mobile