Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: me belisquem, serviço completo, o grande detalhe, pintadas de branco, única no Brasil, muito a fazer, abertos ao diálogo, investimento

04/05/2021 - 06h05min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

ME BELISQUEM

Preciso ser beliscado toda vez que passo pela BR-116, porque tudo parece um sonho. Finalmente essa estrada começou a receber os devidos cuidados de manutenção, pelo menos no trecho em sentido a Picada Café, que é mais conhecido por nós e que tem muito mais importância para o turismo.

SERVIÇO COMPLETO

Depois daquela ampla roçada com máquina, que até fez a BR parecer mais larga, vieram os operários e fizeram uma poda manual, dirigida só aos plátanos. Depois de poucas semanas houve ainda uma roçada dirigida à vegetação rasteira, limpando de vez as laterais da pista.

O GRANDE DETALHE

Todos esses serviços foram feitos com um detalhe que faz muita diferença: o devido recolhimento dos restos das podas e roçadas. As roçadas de antes, quando aconteciam, não contavam com o recolhimento dos restos. Como resultado desse relaxamento, tínhamos valetas completamente obstruídas nas laterais do asfalto.

PINTADAS DE BRANCO

Agora não! Agora até o último graveto foi recolhido. E as valetas passaram por uma espécie de faxina geral. Em alguns pontos até parece que o serviço foi feito por uma patrola. Descobrimos até que existem bocas de lobo! O mais impressionante é que em boa parte do trecho as valetas foram pintadas de branco. Sinal de eficiência e capricho nunca antes visto.

ÚNICA DO BRASIL

Aquela máquina de podas que passou pela BR-116 impressionou a todos pelos seus quatro discos de corte. A maioria das pessoas disse que nunca tinha visto nada parecido. E é verdade. Conforme a empresa de Curitiba, contratada pelo Dnit, essa máquina é importada e é a única unidade do tipo existente no Brasil.

MUITO POR FAZER

Considerando aquilo a que éramos acostumados, já devíamos estar muito satisfeitos com a manutenção realizada até aqui na BR-116. Mas tudo indica que muito ainda será feito por essa nova empresa contratada pelo Dnit. Segundo informações do prefeito Jorge Darlei Wolf e do presidente da Rota Romântica, Claudio José Weber, a empresa informou que, por enquanto, executou só 30% das melhorias previstas no contrato.

ABERTOS AO DIÁLOGO

Se tanto já foi feito, e se a maior parte do trabalho ainda está por vir, ficamos imaginando que tantas outras melhorias ainda poderemos ver na nossa principal estrada. O cenário realmente é muito promissor. E outra grande notícia está relacionada ao diálogo. Agora lideranças como o prefeito e o presidente da Rota Romântica conseguem conversar facilmente com os responsáveis pela manutenção da BR.

INVESTIMENTOS

Neste cenário tão positivo, caberia buscar alguns investimentos junto ao Dnit. Duas sugestões básicas, e não tão caras, seriam a construção de pelo menos três terceiras faixas no trecho até Picada Café e um acesso novo e melhor para a Vila Germânia.

Sair da versão mobile