Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: 150% de ocupação, leitos COVID, Hospital de Campanha, recursos à bandeira

25/02/2021 - 22h00min

Raul Petry – [email protected]
150%

Quarta-feira chamou a atenção da comunidade um número relacionado à ocupação dos leitos no Hospital Nova Petrópolis. Cento e cinquenta porcento de ocupação. É uma situação bem extrema. Começa pelo fato de que, após quase um ano de pandemia, é a primeira vez que é feita alguma referência ao número de leitos do Hospital Nova Petrópolis. E essa ocupação, hoje, está acima da capacidade.

LEITOS COVID

Não significa 150% de ocupação do Hospital como um todo. Desde que a pandemia começou, os hospitais e inclusive as UTIs passaram por uma divisão para que os pacientes do coronavírus não fossem misturados com os demais. Então é a “ala Covid” do Hospital Nova Petrópolis que está superlotada. Nessa semana inclusive ela foi ampliada, com o remanejo dos leitos da ala psiquiátrica.

HOSPITAL DE CAMPANHA

Agora que a pandemia está se agravando, tem muita gente dizendo que o Hospital de Campanha foi desativado cedo demais. É uma enorme bobagem. Durante os quatro ou cinco meses que a estrutura ficou montada dentro do Centro de Eventos, ela não recebeu um único paciente da pandemia. Retorno zero para o dinheiro investido na locação.

LEITOS CLÍNICOS

O problema mais grave não é a alta lotação dos leitos do Hospital. Nas grandes cidades brasileiras existem hospitais que têm suas enfermarias superlotadas desde sempre. O problema todo é a falta de leitos de UTI. Pela primeira vez na pandemia, está se chegando à situação de pessoas morrendo à espera de um leito de UTI aqui no Rio Grande do Sul. Em circunstâncias normais, desses pacientes todos que estão internados em Nova Petrópolis, vários teriam que estar em UTI. Estão aguardando…

DEFASAGEM

Nos primeiros três dias desta semana foram aplicados 210 testes do tipo PCR em Nova Petrópolis. É um tipo de exame mais confiável, mas, justamente por isso, leva mais tempo. Ao final desses três primeiros dias da semana, o município ainda aguardava o resultado de 277 testes. Ou seja, o acúmulo nos laboratórios está aumentando. Percebe-se aí uma clara defasagem, que se torna ainda mais grave na medida em que é de difícil solução. Os laboratórios não estão dando conta. Mas a pior face da defasagem nem é essa. Conforme a Prefeitura, na última quarta-feira Nova Petrópolis já somava 1.503 casos positivos, incluindo casos curados e os ainda ativos. Conforme o Governo do Estado, no painel Covid, na quarta eram apenas 1.106 casos no município. É desesperador pensar que o Governo do Estado está tomando as suas decisões em cima de informações tão precárias.

RECURSOS À BANDEIRA

É por isso que tantas vezes as regiões conseguem apresentar recursos que mudam a cor da bandeira. Elas simplesmente apresentam informações diferentes das usadas pelo Governo do Estado. E, por falar nisso, hoje é sexta-feira e no fim da tarde deve sair um novo mapa de bandeira.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.