Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: 157 milímetros, menos 250 milímetros, ainda mais grave, excelência na BR, limpeza e drenagem, água da chuva
Raul Petry – [email protected]
157 MILÍMETROS
Se estava faltando chuva “para juntar água”, acho que agora não falta mais. Do dia 21 de maio em diante, ou seja, nos últimos 10 dias, tivemos em Nova Petrópolis quatro dias de chuva. Estes quatro dias totalizaram 157,2 milímetros. O maior volume de chuva se deu na última sexta-feira, 28, quando foram 54 milímetros. E no sábado, mais 29. A fonte dos dados é o pluviômetro automático instalado junto ao quartel dos bombeiros voluntários.
MENOS 250 MILÍMETROS
A estiagem que tivemos no primeiro semestre do ano passado foi tão grave, que os seus efeitos seguem até hoje. Uma reportagem publicada por Zero Hora no fim de semana diz que a região de Nova Petrópolis está com defasagem de 250 milímetros nas chuvas ocorridas entre novembro de 2019 até maio de 2021. E não é o caso de subtrair os 157 milímetros que choveu nos últimos dez dias. Esse volume de chuva provavelmente está dentro do que já era esperado para o período. Os 250 milímetros são a chuva que faltou.
AINDA MAIS GRAVE
Se na região de Nova Petrópolis a defasagem da chuva é de 250 milímetros, no entorno próximo a situação é ainda mais grave. Na região de Marau, são menos 675 milímetros. Mais para cima, na divisa com Santa Catarina, menos 700 milímetros de defasagem nas chuvas em menos de dois anos.
EXCELÊNCIA NA BR
Semanalmente o Dnit divulga o cronograma das obras e serviços que estão sendo feitos na BR-116. No passado a gente não dava bola, pois ou os serviços anunciados nem aconteciam, ou eram feitos de uma forma muito precária. Agora isso mudou. Para comprovar essa mudança, basta olhar para o trecho da BR até Picada Café. A rodovia nunca esteve tão bem cuidada. E tudo indica que assim continuará, pois a empresa de Curitiba que assumiu a manutenção da via tem um contrato de quatro anos junto ao Dnit.
LIMPEZA E DRENAGEM
Nesta segunda-feira os serviços de manutenção da BR-116 continuam. De acordo com o Dnit, serviços de limpeza de canaletas, em ambos os sentidos, serão realizados entre Nova Petrópolis e Estância Velha. E serviços de drenagem, em ambos os sentidos, acontecerão entre Nova Petrópolis e Picada Café.
ÁGUA DA CHUVA
Voltamos ao tema da chuva, mas agora sob a ótica do problema que ela representa quando o escoamento das águas pluviais não funciona bem nas estradas. Pode ser chão batido ou asfalto. Se não tiver uma saída correta para a água da chuva, a durabilidade da pista despenca. Neste sentido, é preciso ter muita atenção para a limpeza das canaletas e bueiros nas laterais da BR-116, o que agora finalmente começou a ser feito. Alguém poderá pensar que a limpeza não adiantará muito, pois em seguida caem mais folhas dos plátanos e tudo irá entupir novamente. Errado. Segundo as informações que recebi no fim de semana, essa empresa irá pôr em uso um equipamento que suga as folhas das canaletas e joga o material em cima de um um pequeno caminhão. Definitivamente, eles não estão para brincadeira!