Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: edital, Babilônia, Nova Petrópolis, turismo de passagem, atrações turísticas, perimetral
Raul Petry – colunistas@odiario.net
EDITAL
Na segunda-feira a Prefeitura de Caxias do Sul publicou um edital para contratar a empresa que irá elaborar o projeto do aeroporto de Vila Oliva. Não é para construir. Só para elaborar o projeto e, mesmo assim, custará cerca de R$ 3 milhões. O prazo para finalizar é um ano. Já dá para imaginar a babilônia que será a construção do aeroporto em si.
BABILÔNIA
A construção do aeroporto de Vila Oliva é o maior projeto de infraestrutura turística em andamento no Rio Grande do Sul. E por que é tão relevante? Porque a pista de pouso ficará mais perto de Gramado e Canela do que do centro de Caxias do Sul. É ali que está a mina de ouro. As dezenas de milhões de turistas que anualmente vão para as duas cidades poderão desembarcar pertinho. Por isso, a nova estrada que ligará Vila Oliva a Gramado é considerada tão ou mais importante que o próprio aeroporto, e também já está sendo projetada.
NOVA PETRÓPOLIS
Outra estrada, também a ser construída, ligará o novo aeroporto à Rota do Sol. É nesse conjunto que reside o temor dos empresários de Nova Petrópolis. Muitos turistas poderão usar a nova rota viária para fazer o percurso entre Gramado e a região de Bento Gonçalves, que é o segundo polo turístico mais buscado da Serra Gaúcha. Esses turistas deixariam de passar por Nova Petrópolis.
TURISMO DE PASSAGEM
Esse temor todo agora tem raízes no fato de que muitos empresários do turismo de Nova Petrópolis sempre se contentaram com pouco. Consideram satisfatório ver os turistas só passando pela cidade, eventualmente parando para tirar algumas fotos e ir ao banheiro na Praça das Flores. A maioria compra alguma coisa numa loja, ou faz uma refeição, e isso é considerado lucro. Pode ser lucro para quem vendeu, mas não para a economia como um todo. Agora há o risco de parte desse movimento migrar para a Rota do Sol e aquele “pouco”, que é considerado “muito”, corre o risco de sofrer cortes drásticos.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Se o turismo de passagem começar a sofrer a concorrência da Rota do Sol, vai ser preciso investir pesado nas atrações turísticas de Nova Petrópolis. Assim, os turistas terão cada vez mais motivos para visitar a cidade de fato, não apenas usá-la como rota de passagem quando querem chegar a outro destino.
PERIMETRAL
Quando li a notícia de que o projeto do aeroporto de Vila Oliva custaria R$ 3 milhões, lembrei de quando se discutia a construção de uma perimetral em Nova Petrópolis. A ideia agradava, mas se dizia que não havia dinheiro nem para fazer o projeto. Pois é, os projetos são caros. Mas eu desconfio que esse absurdo de até hoje a perimetral sequer ter sido colocada no papel tem motivos que vão além da alegada falta de dinheiro. Tem gente que treme só de pensar na ideia do trânsito ser desviado por fora da cidade. São pessoas que têm negócios na Av. 15 de Novembro e não estão nem aí para toda a tranqueira que se vê aos domingos. Talvez a Rota do Sol venha a resolver esse problema, mas dessa vez os comerciantes da avenida não serão consultados.