Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: calçadistas, recontratações, sindicatos1, sindicatos 2, mercado de trabalho, Super Live Show

03/09/2021 - 06h05min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

CALÇADISTAS

Notícia do Diário ontem: os trabalhadores da indústria de calçados de Nova Petrópolis e Picada Café terão reposição de 9,85% em seus salários. Na verdade, já tiveram o reajuste, porque o dissídio vale para agosto, embora este mês ainda não tenha sido pago. O presidente do sindicato que representa a classe, Ricardo Schaab, popular Tampinha, lembra que este índice representa apenas a inflação (INPC). E é verdade. A inflação está alta. Mas o fato do dissídio ter chegado perto dos dois dígitos representa um bom sinal na medida em que a indústria está conseguindo acompanhar a inflação. Conforme Tampinha, em outros municípios, a dissídio também será de 9,85%, mas com pagamento parcelado. Sinal de que por aqui a situação está melhor.

 

RECONTRATAÇÕES

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Nova Petrópolis e Picada Café, os funcionários demitidos por causa da parada na produção em 2020 já foram todos recontratados. E na maioria das indústrias há vagas em aberto. Atualmente o setor emprega cerca de 2.700 pessoas nos dois municípios, dos quais 2.100 são sindicalizados.

 

SINDICATOS 1

Diferente dos países desenvolvidos, o Brasil conta com milhares de sindicatos. É um dos recordistas mundiais. E por não terem a menor serventia, a maioria desses sindicatos caminha para o fechamento. Ainda mais depois da Reforma Trabalhista, que retirou dos trabalhadores a obrigatoriedade de vínculo com o sindicato de sua categoria. Sem essa obrigação, os sindicatos se obrigam a mostrar bons resultados aos seus associados. Ou fecham. Neste sentido, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Nova Petrópolis e Picada Café vem mostrando ser uma exceção. O número de sindicalizados permanece alto e isso é um mérito.

 

SINDICATOS 2

Vale o mesmo para o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, que também tem grande número de associados e faz um trabalho que se diferencia completamente da maior parte dos sindicatos brasileiros.

 

MERCADO DE TRABALHO

Vamos voltar ao assunto do emprego. Na terça-feira o Diário trouxe uma reportagem sobre o saldo do mercado de trabalho na região durante o mês de julho. Na área de circulação do jornal o saldo foi positivo, com a geração de quase 600 novos empregos com carteira assinada. E uma parte considerável desse saldo positivo vem de Nova Petrópolis, onde foram abertas 112 novas vagas. No município houve 352 contratações e 240 demissões no mês de julho. Na região, só São José do Hortêncio teve resultado melhor: saldo de 116 empregos.

 

SUPER LIVE SHOW

É neste domingo, 05/09, a Super Live Show do Grupo O Diário, em parceria com a Rádio Ivoti. O renomado cantor e compositor, Nando Rosa, juntamente com a Banda Rosa’s, irão comandar o Evento, das 19h às 21h, que será via Live Ao Vivo pelas Fan Pages do ODIARIONET e Rádio Ivoti. Durante o Show, será realizado uma ação solidária em prol do Hospital de Ivoti. É imperdível, participe e prestigie.

Sair da versão mobile