Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: 3.228 doses, 81.5%, 1982 doses, dos 18 aos 25 anos, cobertura vacinal, futebol sete, novidade

23/08/2021 - 06h06min

Raul Petry  – colunistas@odiario.net

 

3.228 DOSES

Notícia melhor não poderia haver. O Estado anunciou para hoje a entrega de 3.228 doses da Pfizer, todas para primeira aplicação em Nova Petrópolis. Significa que nos próximos dias, todos que tiverem mais de 18 anos vão ter a merecida oportunidade de se vacinar. Será o capítulo final da novela chamada “primeira dose” em Nova Petrópolis.

 

81,5%

Desde que a vacinação começou, fomos nos acostumando a comentar o recebimento de pequenas remessas, que normalmente impactavam 0,5% sobre a população total. Nunca vieram mais que 1.000 doses de uma vez. Com as 3.228 doses que devem chegar hoje, somadas com as doses que Nova Petrópolis já recebeu (13.688), vai ter vacina suficiente para vacinar 81,5% da população com a primeira dose ou dose única.

 

1.982 DOSES

De acordo com a Prefeitura, esse envio de uma quantidade maior de doses se deve a um pedido feito pela Secretaria de Saúde no dia 18 de agosto. Foram solicitadas ao Estado 1.982 doses a mais nesta entrega. Entre os argumentos, o fato de Nova Petrópolis estar tendo boa adesão à vacina, o que faz necessário um quantitativo maior.

 

DOS 18 AOS 25 ANOS

A boa adesão da população é a explicação para Nova Petrópolis estar baixando as idades do público alvo mais lentamente. Para se ter uma ideia, até a semana passada eram vacinadas pessoas de 26 anos ou mais. E 65,4% da população já tinha recebido a primeira dose. Em cima desses 65,4% ainda será colocada toda a população com idade entre 18 e 25 anos.

 

COBERTURA VACINAL

Dessa forma, quando Nova Petrópolis terminar de vacinar os jovens de 18 anos, certamente terá uma cobertura vacinal superior a 80%. Em muitos lugares, a “briga” é para chegar nos 70%. Existem países “mais adiantados” na vacinação, que não conseguem passar dos 50%.

 

FUTEBOL SETE

Nova Petrópolis poderá receber recursos federais para a construção de uma quadra de futebol sete. Na quinta-feira, 12 de agosto, o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, recebeu o presidente da Federação Gaúcha de Futebol Sete, Jair Batistello, para tratar do projeto, que envolve o recebimento de uma emenda parlamentar e contrapartida do Município.

 

NOVIDADE

O futebol sete, com variações para o “society”, é uma modalidade muito praticada no Rio Grande do Sul. Aqui em Nova Petrópolis as competições oficiais focam mais no futsal e no futebol de campo. Mas há cidades em que o futebol sete vem em primeiro lugar. Tem muito a ver com o fato de não ter mais boleiros suficientes para fazer times com 11. Juntar 7 é mais fácil. Nesse sentido, a construção de uma quadra promete ser um grande incentivo para popularizar o esporte aqui na cidade.

Sair da versão mobile