Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: 36 anos, diminuiu o ritmo, ensaios do coros, o grande desafio, público nas sessões, Böhmerland

30/07/2021 - 06h05min

Atualizada em 30/07/2021 - 07h48min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

36 ANOS

Hoje chegam mais 258 doses de vacina e Nova Petrópolis começa a vacinar pessoas de 36 anos. O drive thru no Centro de Eventos acontecerá naquele horário que melhor tem funcionado, das 17h às 19h. A pessoa sai do trabalho e ainda consegue receber a vacina. Importante: é para moradores de todos os bairros e localidades.

 

DIMINUIU O RITMO

As 258 doses que Nova Petrópolis recebe hoje representam um número baixo, comparado ao que era enviado em remessas anteriores. De uns 10 dias para cá, o ritmo do envio de doses aos municípios diminuiu de forma considerável. Suponho que seja algo circunstancial. Talvez efeito da maior necessidade de vacinas para a segunda dose. Logo o ritmo deve acelerar novamente. A propósito, em julho o Ministério da Saúde contabiliza o envio de 40 milhões de doses (primeira e segunda dose). Para agosto, a projeção é de 60 milhões de doses.

 

ENSAIOS DOS COROS

Notícia divulgada ontem pela Prefeitura dá conta de que os coros de Nova Petrópolis podem voltar a realizar ensaios. Este é um sinal muito claro de que lentamente as coisas estão voltando ao normal. Claro que os coristas vão ter que seguir vários cuidados. O que mais chama a atenção é a exigência de máscara para cantar. Não é o ideal, mas é muito melhor do que não poder ensaiar.

 

O GRANDE DESAFIO

São dezenas de coros em Nova Petrópolis. Certamente é um dos municípios com o maior número de coros. Proporcionalmente ao tamanho da população, certamente é o maior. Por outro lado, o canto coral foi um dos segmentos culturais mais impactados pela pandemia. A cultura de um modo geral foi muito afetada. Mas os coros de Nova Petrópolis têm a peculiaridade de reunirem muitos idosos, que são do grupo de risco da Covid-19, e isso cria ainda mais dificuldades para esse segmento. Passados quase 20 meses do início da pandemia, a retomada dos coros é um grande desafio para Nova Petrópolis. O lado positivo é que essa retomada já começou.

 

PÚBLICO NAS SESSÕES

A Câmara de Vereadores está autorizando novamente a presença de público nas sessões. Serão permitidas no máximo 50 pessoas. É uma limitação que não chega a ser um problema, visto que dificilmente o número de espectadores das sessões passa de 10. De todo modo, é importante o munícipe ter a oportunidade de acompanhar o trabalho dos vereadores. E não deixa de ser outro sinal de que a pandemia está recuando.

 

BÖHMERLAND

Neste domingo, dia 31, às 19h, o Grupo de Danças Böhmerland, de Linha Imperial, se apresenta no Festival de Folclore. A apresentação será transmitida pelo Facebook. Como cada um terá que assistir em casa, o grupo está vendendo kits com dois litros de chopp Edelbrau e dois pretzels. O grupo entregará os kits nas casas.

Sair da versão mobile