Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: 7 de Setembro, direita e esquerda, Bolsonaro, vacinação, circo

08/09/2021 - 06h05min

Raul Petry  – colunistas@odiario.net

 

7 DE SETEMBRO

Cerca de 200 veículos foram contados na carreata realizada no feriado de ontem, em Nova Petrópolis, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Entre os participantes, veículos de empresas tradicionais e respeitáveis, como a Floricultura Ursula. Realizada de norte a sul do país, essa foi uma manifestação muito legítima, apesar de a grande mídia (Globo) e parte da elite política terem passado o feriado inteiro dizendo que foram “atos antidemocráticos”. Mas ninguém está acima da crítica e muito menos da lei. Inclusive o STF e alguns de seus ministros, que foram os principais alvos das manifestações de ontem. Vivemos sim uma “Ditadura da Toga”. Prova disso é que eu me sinto muito confortável para escrever críticas ao presidente Jair Bolsonaro. Mas tenho certo receio de falar sobre os mandos e desmandos cometidos por determinado ministro, que não por acaso recebeu de um colega da Corte o apelido de “Xerife”.

 

DIREITA E ESQUERDA

O feriado de 7 de Setembro foi uma grande demonstração de apoio ao presidente e de oposição ao atual “modus operandi” do STF. Mas sinceramente eu achei que haveria ainda mais gente na rua, principalmente em Brasília. De todo modo, na comparação com as manifestações da esquerda, que quer a volta de Lula, o que se viu foi uma diferença abismal. Na verdade, nem dá para comparar.

 

BOLSONARO

Criticar os ministros do STF, a grande mídia (Globo, etc) e a esquerda não significa isentar o presidente Jair Bolsonaro dos seus erros. São coisas diferentes e que as pessoas sensatas precisam saber separar. Por exemplo: eu duvido que um único dos 200 participantes da carretada de Nova Petrópolis concorde com a existência da Voz do Brasil. Por que Bolsonaro ainda não decretou o fim desse absurdo? Antes de se eleger, ele prometeu acabar até com a TV Lula. E o que fez depois de eleito? Não só manteve aquela inutilidade, como contratou mais gente para trabalhar nela. É porque no fundo Bolsonaro não passa de um estatista, que está a décadas vivendo às custas dos cofres públicos. Cadê o apoio maciço do presidente às grandes reformas? E a pauta de privatizações, será que não poderia andar mais rápido? Essas são cobranças de um eleitor decepcionado, a partir das promessas feitas por Bolsonaro na campanha eleitoral.

 

VACINAÇÃO

Neste momento o Brasil vai muito bem na vacinação. Mérito também do governo federal, que conseguiu imprimir um ritmo satisfatório de entrega de vacinas aos estados e municípios. Só que Bolsonaro teria feito muito melhor se tivesse se posicionado a favor da vacinação desde o início. Ficou só criticando e levantando dúvidas, o que lhe fez ganhar a pecha de “anti-vacina”. Não precisava ser assim. Hoje estamos saindo da pandemia graças à vacinação. Por sua própria culpa, o presidente não receberá o reconhecimento que também lhe cabe.

 

CIRCO

O momento humorístico das manifestações de 7 de Setembro fica por conta do vídeo gravado em Brasília e distribuído para Nova Petrópolis pela ex-candidata a prefeita Dóris Neumann. Acreditem… dessa vez ela resolveu usar uma fantasia de milico.

Sair da versão mobile