Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: 85% de adesão, 54% de cobertura, imunidade de rebanho, mais 3.500 pessoas, segunda dose, imunidade, conclusão
Raul Petry – colunistas@odiario.net
85% DE ADESÃO
Fiquei impressionado com a notícia de que a vacinação em Nova Petrópolis tem 85% de adesão. Significa que, de cada 100 pessoas que já tiveram a oportunidade de se vacinar, 85 aceitaram e já receberam pelo menos uma dose. Os outros 15, não é que rejeitaram a vacina. Entre eles com certeza há uma parte que, por N motivos, fará a vacina mais tarde. Se isso acontecer, a adesão de 85% ainda irá melhorar.
54% DE COBERTURA
Adesão e cobertura são coisas diferentes, embora ambos sejam medidos através da porcentagem. No caso da cobertura vacinal, o cálculo é feito a partir do número de pessoas já vacinadas, sobre o total da população. É esse percentual que nos mostrará quando teremos atingido a imunidade de rebanho. Hoje, 53,9% da população de Nova Petrópolis já recebeu uma dose da vacina.
IMUNIDADE DE REBANHO
Dizem que a imunidade de rebanho é alcançada quando 70% da população está vacinada. É um percentual muito mais simbólico, pois depois que ele é atingido, a pandemia continuará causando problemas. Pessoas continuarão morrendo, mas pelo menos não será mais pela falta de atendimento hospitalar adequado. A superlotação das UTIs será coisa do passado.
MAIS 3.500 PESSOAS
Para chegar neste percentual simbólico de 70% da população com a primeira dose, Nova Petrópolis ainda precisa vacinar 16,1% de sua população. Isso corresponde a aproximadamente 3.500 pessoas. Como se percebe, ainda há muito trabalho pela frente.
SEGUNDA DOSE
De acordo com a Prefeitura, até a sexta-feira, dia 23 de julho, 31,2% da população já recebeu a segunda dose, ou a dose única da vacina. Este é um número muito interessante, porque está relacionado à eficácia total das vacinas. Semana passada a segunda dose estava sendo feita em pessoas com comorbidade. Logo chegará a vez dos professores e dos motoristas. E assim, todos os grupos prioritários estarão devidamente vacinados. Ou pelo menos a maioria dessas pessoas, já que sempre tem um ou outro que prefere não se vacinar.
IMUNIDADE
E por falar em imunidade, sempre é bom lembrar que em Nova Petrópolis existem em torno de 3.300 pessoas que já tiveram a doença e adquiriram anticorpos ao se curarem. Muitas dessas pessoas já devem ter sido vacinadas também. Mesmo assim, é um número significativo, que também precisa entrar na conta da imunidade coletiva.
CONCLUSÃO
Com quase 3.500 pessoas ainda a serem vacinadas para que se atinja a marca de 70% de cobertura, é muito importante que a adesão esteja tão alta. Sem uma boa adesão, não se chegará aos 70%. Isso é questão simples de lógica. Por outro lado, com a alta taxa de adesão, as idades baixam mais devagar. E alguns reclamam disso. Essas pessoas deveriam pensar menos na própria vacina, que cedo ou tarde chegará, e pensar mais na coletividade, que é o que importa de verdade em uma pandemia.