Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: abertura, primavera, jardim da serra gaúcha, expointer, agronegócio, creche na Linha Imperial

13/09/2021 - 06h05min

Atualizada em 13/09/2021 - 10h22min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

ABERTURA

A maior prova de que as coisas estão voltando ao normal é o acontecimento da tarde do sábado. Vários políticos, como deputados federais, estaduais e até um senador, participaram da abertura oficial do Festival da Primavera. Todo mundo reunido presencialmente na Rua Coberta. Aqui na região, onde os municípios fazem muitos eventos, éramos muito acostumados a esse tipo de solenidade. Mas eu nem lembro mais quando tinha sido a última. Tudo mudou com a pandemia. Para nossa sorte, tudo está voltando ao normal, inclusive os hábitos sociais dos políticos.

 

PRIMAVERA

Como é bom chegar ao centro de Nova Petrópolis e ver a cidade movimentada com um grande evento. Só nos damos conta dessas preciosidades quando fomos privados delas. Também é muito bom ver a praça das flores colorida e enfeitada. A primavera vem aí, como o seu sentido de renovação. Os jardins estão floridos e nos plátanos ao longo da BR-116, os galhos secos dão lugar ao verde único de suas folhas novas. São os novos ares da primavera, ainda mais bem-vindos neste ano, pois temos a esperança de que venham acompanhados de saúde.

 

JARDIM DA SERRA GAÚCHA

Entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura do Festival da Primavera esteve o senador Lasier Martins. Uma pessoa da Prefeitura me comentou que nos seus tempos de jornalista da RBS-TV, Lasier foi o criador do nome “Jardim da Serra Gaúcha”, que identifica Nova Petrópolis há muitos anos. Mereceria uma honraria do Município por isso.

 

EXPOINTER

Ontem terminou a Expointer, em Esteio. O concurso de produtos da agroindústria familiar, promovido pelo governo do Estado, teve um vencedor de Nova Petrópolis. O Vinhos e Sucos Adams ficou em terceiro lugar na categoria “Vinho Tinto Fino Seco”.

 

AGRONEGÓCIO

O pavilhão da agricultura familiar da Expointer contou com outros três representantes de Nova Petrópolis: Casa Sander e Queijaria Tradição, os dois de Nove Colônias, e Nostri Api, do Pedancino. Todos eles foram destacados há duas semanas, no caderno especial do Diário sobre Agronegócio.

 

CRECHE NA LINHA IMPERIAL

O site da Prefeitura traz a notícia do início das obras na creche nova em Linha Imperial. Entre todos os detalhes dessa notícia, merece muito destaque um ponto trazido pelo prefeito Jorge Darlei Wolf. O investimento de R$ 1,7 milhão será todo com recursos do Município. A princípio isso não faria muita diferença, pois indiferente da origem dos recursos, é tudo dinheiro que sai do bolso dos pagadores de impostos. Mas quando o dinheiro é da Prefeitura, e não se fica dependendo de repasses da União, geralmente a obra começa e não para mais. Até por isso, as construtoras costumam ver este tipo de obra com muito mais simpatia. O dinheiro é garantido.

Sair da versão mobile