Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: água, barragem, poços artesianos I, poços artesianos II, limpeza e vacinas

15/06/2021 - 06h05min

Atualizada em 15/06/2021 - 10h17min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

ÁGUA

Nesta terça-feira, dia 15, dará entrada na Câmara de Vereadores um projeto de lei que autoriza a Prefeitura a formalizar uma servidão de uso para um poço artesiano em Nove Colônias. O proprietário da área oferecerá o acesso ao poço de forma gratuita e perpétua. Tudo formalizado em escritura pública. Isso faz lembrar uma antiga e importante tradição de nossas comunidades. Quando o assunto é água, a maioria das pessoas pensa menos em si e mais na coletividade.

 

BARRAGEM

Como já comentado na coluna de ontem, no sábado fizemos uma caminhada que passou pela barragem da Corsan. Confesso que achei a sua aparência um tanto reprovável. Definitivamente não é um lago bonito. Talvez aquela aparência do sábado seja resultado das chuvas recentes. De todo modo, eu não me arriscaria a beber daquela água in natura. Mas isso não tem nada a ver com a qualidade da água que sai das torneiras, que deve passar por um rigoroso tratamento. Não me lembro de qualquer relato de problemas na qualidade da água fornecida pela Corsan em Nova Petrópolis. O problema da Corsan são as sucessivas faltas de água, mas isso não é assunto para hoje.

 

POÇOS ARTESIANOS I

Mencionei a aparência da barragem da Corsan porque quando a água sai de poços artesianos, geralmente a qualidade é muito maior. Quando a água se infiltra nos lençóis, o próprio solo atua como um filtro, garantindo a pureza de forma natural. Geralmente a água de poço pode ser bebida tranquilamente, sem qualquer tratamento.

 

POÇOS ARTESIANOS II

Em Ivoti a cidade inteira é abastecida por poços artesianos. E é sempre bom lembrar que na mais recente estiagem, no primeiro semestre de 2020, lá não faltou água, ao passo que em Nova Petrópolis os consumidores ficaram na dependência de caminhões pipa. Mas isso começará a mudar. O poço que a Corsan está ligando à rede aumentará a capacidade do sistema de 30%. Isso significa que Nova Petrópolis já reduzirá significativamente a sua dependência da barragem de Linha São Jacó. Um poço artesiano é sempre uma boa notícia.

 

LIMPEZA

Vale lembrar que até dezembro a Corsan pretende realizar o desassoreamento da barragem de São Jacó. Ao retirar o lodo do fundo da represa, ganha-se uma maior capacidade de reservação de água. E imagino que a questão da aparência também melhorará.

 

VACINAS

Ontem Nova Petrópolis recebeu mais 599 vacinas contra a Covid-19. Parece que agora a vacinação vai engrenar de uma vez por todas. Isso faz lembrar aquela tolice de alguns meses atrás, quando muitos prefeitos quiseram aplicar a história de que iriam comprar vacinas por conta própria. Por onde será que andam esses projetos?

Sair da versão mobile