Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: ambulância, destaque, acerto, Novamel, associativismo, estagiários de medicina

15/07/2021 - 06h06min

Atualizada em 15/07/2021 - 08h19min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

AMBULÂNCIA

Terça-feira, dia 13, foi comemorado o Dia Estadual do Bombeiro Voluntário. Houve uma pequena confraternização no quartel da corporação de Nova Petrópolis, com participação do prefeito Jorge Darlei Wolf e do vice-prefeito Martim Wissmann. Um dos momentos de maior destaque foi um vídeo em que o deputado federal Nereu Crispim (PSL) anunciou uma emenda parlamentar para a compra de uma ambulância nova para os bombeiros.

 

DESTAQUE

A corporação de Nova Petrópolis foi um dos destaques na passagem do Dia Estadual do Bombeiro Voluntário. Primeiro porque realmente é uma das melhores do Estado, mais bem estruturada e organizada. Conta também, e muito, o fato de que essa data foi instituída em 2017 através de um projeto de lei do deputado estadual Elton Weber (PSB), que é de Nova Petrópolis. Impossível não associar o projeto à corporação da cidade do seu autor. Elton Weber inclusive já foi bombeiro voluntário.

 

ACERTO

Elton Weber cometeu um grande acerto ao propor o Dia Estadual do Bombeiro Voluntário. É uma data, de fato, legítima. E é também uma exceção. Ultimamente os políticos estão instituindo datas festivas para praticamente tudo. Dia do funcionário disso, dia do trabalhador daquilo… Merecido é, porque todos os trabalhos são importantes. Mas a ideia de criar datas é justamente dar um destaque. Se você tentar destacar todos, na verdade você não estará destacando nenhum.

 

NOVAMEL

Dias atrás vimos a notícia do início da comercialização da Associação NovaMel na feira de produtos rurais que acontece nas manhãs de sábado na Rua Coberta. A associação reúne sob o mesmo rótulo o mel de mais de 40 produtores locais. É uma estreia a ser festejada, visto que representa o desenvolvimento deste setor.

 

ASSOCIATIVISMO

Hoje em dia é muito difícil para um pequeno apicultor formalizar a sua produção de mel. As exigências e os custos são pesados demais. Daí que vêm as boas possibilidades do associativismo. Se vários produtores se reúnem em uma associação, fica tudo muito mais fácil. No caso da produção de mel, iniciativa semelhante já acontece em Ivoti, através da Cooapi (Cooperativa de Apicultores de Ivoti). A julgar pelo exemplo bem sucedido em Ivoti, a NovaMel tem um futuro muito promissor pela frente.

 

ESTAGIÁRIOS DE MEDICINA

Já em agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Petrópolis estará recebendo estagiários do curso de medicina da Unisinos. O projeto de lei que autoriza os estágios foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana. Pelo que foi dito, são pelo menos três estudantes interessados em estagiar em Nova Petrópolis. Se eles realmente vierem, será um ganho imenso para a saúde pública e para a população de Nova Petrópolis. Numa época como essa, não é fácil conseguir reforços na área médica. E ainda mais vindos de uma instituição conceituada, como é a Unisinos. Em tempo: são estudantes em fim de curso, que já têm plenas condições de trabalhar em um consultório.

Sair da versão mobile