Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: Amserra, Corsan, RGE, Oi, Corsan, RGE e Oi, municipalização

21/07/2021 - 06h05min

Atualizada em 21/07/2021 - 09h30min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

AMSERRA

A Amserra (Associação dos Municípios de Turismo da Serra), da qual fazem parte Nova Petrópolis, Picada Café, Herval, Gramado e outros, quer uma agenda com o secretário extraordinário de Parcerias do Estado, Leonardo Busatto. Ainda não conseguiram, por isso a reunião ainda não foi agendada. Quando for, os prefeitos irão tratar de dois temas: concessões das estradas e privatização da Corsan.

 

CORSAN

No caso da Corsan, deve existir uma desconfiança velada e muito justificado por parte dos prefeitos. Será que a privatização irá melhorar a qualidade do serviço que hoje é prestado pelo Estado através da Corsan? Alguma melhora certamente haverá, mas é difícil garantir que haverá excelência.

 

RGE

Vejamos casos de serviços públicos parecidos. Existe uma estatal de energia elétrica, que é a CEEE, que o Estado também está vendendo. Aqui na nossa região, quem atende é a RGE, uma empresa privada. Comparando CEEE e RGE, do ponto de vista da qualidade, é claro que a companhia privada é melhor. Mas isso não evita que volta e meia nos deixe na mão. Ou alguém aqui é um super fã da RGE?

 

OI

Outro exemplo é a telefonia. Dá calafrios só de pensar que um dia existia um negócio chamado CRT. Se você é jovem e não sabe o que significa essa sigla, melhor nem descobrir. Estou brincando. Pesquise sim. É importante que todos saibam que um dia, não tanto tempo atrás, o Estado era prestador dos serviços de telefonia. E era tão difícil adquirir uma linha telefônica fixa, que quando um dono morria, ela entrava no inventário. Tinha gente que alugava a sua linha telefônica, como se fosse uma casa. Aí privatizaram a CRT e tudo melhorou. Certo? Certo, mas não foi por causa da privatização. Hoje o acesso à telefonia é muito fácil e os serviços são melhores por causa da abertura ao mercado. Existe concorrência e é assim, tão somente assim, que se consegue ter qualidade em um serviço.

 

CORSAN, RGE E OI

Comparando aqui em Nova Petrópolis, é evidente que a RGE presta um serviço melhor que a Corsan. Mas no quesito excelência, nenhuma delas passa na prova. Muito menos a Oi. A diferença é que para telefonia temos várias alternativas no mercado. Para luz e água sempre existirá o monopólio, seja público ou privado. Imaginem se a Oi fosse a única empresa de telefonia. Acho que estaríamos enviando muito mais cartas, o que também não seria uma grande felicidade, pois nos serviços postais temos outro monopólio, dos Correios, que também dispensa comentários.

 

MUNICIPALIZAÇÃO

Toda essa dissertação sobre serviços públicos, concessões e monopólios tem o seguinte objetivo: como a Corsan irá mesmo ser privatizada, e como isso não é a garantia da excelência que queremos ter em Nova Petrópolis, o Município deveria aproveitar o momento para cogitar a idéia da municipalização do serviço de fornecimento de água. Vamos pelo menos pensar no assunto?

Sair da versão mobile