Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis avança para ter uma farmácia solidária
Ontem de noite a Câmara de Vereadores começou a tratar do projeto de lei que criará o programa “Farmácia Solidária”. Já comentei aqui sobre a importância disso. Quem tem medicamentos que não irá mais usar, pode entregá-los à Prefeitura, que faz uma triagem e os destina para pacientes de baixa renda. O único gasto é estruturação de uma pequena rede logística e o serviço do farmacêutico que fará a triagem. É um projeto que merece ser aplaudido, e as razões são diversas.
RAZÕES DIVERSAS
Um paciente de baixa renda ter acesso gratuito a remédios que não estão na lista dos postos de saúde já seria motivo suficiente para instalar o programa. Só que não para por aí. A medida ajudará a reduzir a automedicação, pois muitas pessoas deixarão de ter gavetas cheias de remédios em casa. Também ajudará a evitar o descarte de remédios no lixo comum, ou pior, na natureza, o que infelizmente ainda acontece. De modo a agregar eficiência à farmácia solidária, eu sugeriria que os agentes de saúde fossem autorizados a coletar medicamentos nas casas.
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Lembram que em março comentamos aqui do risco que corriam os bombeiros voluntários? Uma portaria do governo estadual estava ameaçando criar restrições à atuação deles, que, sabemos, é importantíssima e caracterizada pela excelência. Por trás dessa portaria existe um interesse velado de segmentos do Estado, que há muito tempo querem incorporar a estrutura dos bombeiros voluntários aos bombeiros militares. As associações de voluntários possuem ótimas instalações físicas, equipamentos de ponta, veículos bem conservados, disponibilidade de pessoal, dinheiro em caixa… Claro, tudo isso representaria um acréscimo enorme para os bombeiros militares. Mas só num primeiro momento. Logo depois as mazelas do Estado voltariam a falar mais alto. As comunidades perderiam os seus bombeiros voluntários e provavelmente não teriam uma reposição à altura. Para pôr um ponto final nessa história, na semana passada o deputado Elton Weber (PSB) protocolou um projeto de lei complementar para regulamentar a atividade dos bombeiros voluntários no Estado. Elton é o presidente Frente em Defesa dos Bombeiros Voluntários da Assembleia Legislativa e apresentou o projeto com apoio de 37 deputados, o que indica uma aprovação tranquila. Muitos dos eleitores de Elton moram em municípios que contam com bombeiros voluntários, a exemplo da própria cidade de Nova Petrópolis, o que com certeza contribuiu para que ele viesse a liderar este movimento tão importante.
NÚMERO DE CANDIDATOS
Muitos consideram certo que Nova Petrópolis terá quatro candidatos a prefeito na eleição, que deve ser em novembro se os deputados assim o quiserem. Neste cenário, três questões se sobressaem: 1) a negociação entre MDB, PSB e PSDB, que os três partidos admitem existir. Mas, para que ela resulte em uma coligação única dos três, um deles precisará abrir mão da presença nominal na chapa; 2) o peso que terá o vice do pré-candidato Jorge Dinnebier (Republicanos), que não abre mão da cabeça de chapa; 3) a situação partidária da pré-candidata Dóris Neumann, que pretende concorrer pelo Patriota, mas segue filiada ao PSL.
Por Francis Jonas Limberger
WhatsApp: (51) 99888-1830
LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS
Pelo bem de todos, que a Prefeitura fique aberta também de manhã
O número do “boletim coronavírus” que não é verdadeiro
De onde saíram as 14 vagas de estacionamento criadas na rua João Leão