Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: aviso, online, eventos, eventos 2, eventos 3
Raul Petry – colunistas@odiario.net
AVISO
Nesta semana está acontecendo algo relativamente raro em Nova Petrópolis. A Corsan avisou, com antecedência, que faltaria água entre os dias 12 e 16. Cada dia em bairros diferentes, conforme já noticiado pelo Diário. E por uma causa importante: a limpeza dos reservatórios. Vamos acompanhar até o fim da semana para ver se os serviços e as interrupções acontecerão de acordo com o cronograma anunciado. Fora isso, cabe saudar bastante o fato de que desta vez houve o aviso da falta de água com a devida antecedência.
ONLINE
As restrições da pandemia estão nos ensinando que, em alguns casos, as atividades online e à distância são realmente muito melhores. Um bom exemplo foi dado na tarde da segunda-feira, dia 12, quando aconteceu a Conferência Municipal de Saúde. A reunião aconteceu no Plenarinho da Acinp, só com a presença dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde. Mas convenhamos. Nem precisava restringir muito para o público em geral. Poucas pessoas costumam se interessar por essas conferências municipais, tanto faz qual é a área. Só que aí está o dado curioso. A Conferência Municipal de Saúde foi transmitida pelo Facebook da Prefeitura e, em menos de 24 horas, já havia sido assistida por mais de mil pessoas. Quando isso aconteceria nas antigas?
EVENTOS
Nesta semana começa o Festival de Folclore. O evento precisará se valer dos recursos da internet, pois ainda não existe a possibilidade de reunir público de forma presencial. Se olharmos só para os números, a exibição das apresentações através da internet alcançará mais pessoas. Porém, no caso do Festival, há um claro prejuízo quando a Rua Coberta não pode ser ocupada pelo público. A cidade se transforma em época de Festival e neste ano isso faltará, infelizmente. Tomara que em julho de 2022 tudo esteja bem melhor.
EVENTOS 2
O Festival de Folclore termina no dia 1º de agosto e no dia 6 de agosto já começa outro evento importante do calendário municipal. É o Festival Sabores da Colônia, que originalmente aconteceria em junho e teve que ser adiado. O Sabores da Colônias ainda não terá apresentações presenciais de música e dança, mas o público já poderá ir à Rua Coberta para comprar produtos da feira do evento. São aquelas maravilhas da produção colonial do município. Mas o mais importante é o avanço que se tem na comparação com o evento anterior. Já terá alguma coisa de público, o que é muito relevante.
EVENTOS 3
Tanto o Festival de Folclore quanto o Sabores da Colônia terão programação com caminhadas e passeios de bicicleta. Percebe-se que essa é uma tendência que realmente veio para ficar. No último domingo tive a oportunidade de participar de uma caminhada na região dos Caminhos Germânicos e posso dizer que realmente é um tipo de experiência muito compensador. Caminhamos 11 quilômetros em meia à natureza, admirando lindas paisagens e propriedades rurais. Ao final, saboreamos vários produtos coloniais da região e ainda tivemos a oportunidade de visitar o Moinho e a Serraria Hillebrand, construídos em 1878. Um grande atrativo turístico, que eu fui conhecer graças a uma caminhada.