Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: carga de lixo, desaforo, segunda dose

18/05/2021 - 06h00min

Atualizada em 18/05/2021 - 07h38min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

CARGA DE LIXO

 

Estamos todos na expectativa em saber quem é o motorista, e também qual é a empresa responsável por jogar aquela carga de lixo na estrada em Nove Colônias. Depois de recolher aquela montanha de sujeira, que inclusive representou risco de acidentes para o trânsito, a Prefeitura divulgou o peso da carga: 17.330 quilos. Mas olha que absurdo! A curiosidade maior no momento nem é saber quem foi, até porque parece que é de outra cidade. O que realmente gera curiosidade é saber a motivação deste feito quase inacreditável. Para o sujeito descarregar quase 20 toneladas de sujeira em uma rua movimentada como a de Nove Colônias, só pode que não esteja regulando bem da cabeça. A outra explicação imaginável é a pura e simples cara de pau, mas é difícil de acreditar.

 

DESAFORO

 

Hoje em dia ninguém faz mais nada sem que seja filmado ou fotografado. Onde menos se imagina tem uma câmera de segurança ou alguém com um celular na mão. Desta forma, era questão de tempo para que descobrissem a autoria da sujeira em Nove Colônias. E descobriram. Parece que o suspeito é de Bento Gonçalves. Aí é que fica a parte difícil de entender. Em qualquer hipótese, o que fez esse caminhão andar até Nova Petrópolis para tentar se livrar daquele entulho? A menos que estivesse fazendo um serviço para alguma pessoa ou empresa mais de perto. Quem? Há pontos a esclarecer nesta história. De todo modo, a comunidade de Nove Colônias tem toda a razão de se sentir desaforada pelo que aconteceu. Foi um desaforo e tanto.

 

SEGUNDA DOSE

 

Estava prevista para ontem a chegada a Nova Petrópolis de um novo lote da Coronavac, que está em falta em todo o Estado para a segunda dose. Perguntei para alguém da Prefeitura qual a idade que receberia a segunda dose com essa remessa. E ouvi uma resposta interessante. As pessoas que estão esperando são todas idosas e não serão vacinados por idade, a exemplo do que acontece em Porto Alegre. Os idosos serão chamados de acordo com o tempo de atraso da segunda dose. Quem está esperando há mais tempo será chamado primeiro. Isso graças a um controle muito eficiente que existe por parte da Secretaria de Saúde, que tem um acompanhamento quase total da população por meio das agentes de saúde.

 

120 EM 550

 

Até o fim de semana, Nova Petrópolis tinha 550 idosos com a segunda dose em atraso. As 120 vacinas que chegariam ontem solucionam menos que um quarto desse passivo. Segundo as notícias da Prefeitura, os 120 idosos que serão chamados para a vacinação são aqueles que deveriam ter recebido a segunda dose na semana de 26 a 30 de abril. Este grupo registra um intervalo superior a 40 dias, quando o ideal seria 28.

Sair da versão mobile