Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: carnaval, falência, hipocrisia e surdolimpíadas
Raul Petry – [email protected]
CARNAVAL
Deve sair hoje de manhã o anúncio da Prefeitura sobre o ponto facultativo, ou não, no Carnaval, que não é feriado, como alguns pensam erradamente. Eu desconfio que se fosse para liberar o funcionalismo do serviço, já teriam feito. Tudo indica que o Carnaval vai ser um dia normal de trabalho na Prefeitura, a exemplo da maioria das empresas e até de alguns municípios da região.
FALÊNCIA
De um modo geral, os empregados das empresas não irão se importar muito com o serviço em pleno Carnaval. No momento atípico que vivemos, o que mais preocupa as pessoas é o trabalho, não a folga. Apenas uma classe específica é que geralmente reclama disso: o funcionalismo público. E sabe-se bem o porquê. Órgãos públicos não correm risco de falência.
HIPOCRISIA
Agora já tem muitos prefeitos e governadores dizendo que é mais seguro manter o expediente no Carnaval. Com folga os funcionários farão aglomerações nas praias, shoppings, festas, etc. Eu assino em três vias. Mas não deixa de ser hipocrisia dessa gente dizer isso agora. Lá atrás impediram as pessoas de trabalhar sob o argumento pífio de que era preciso conter a pandemia. O resultado disso foi o desemprego, dívidas e o fechamento de empresas.
PITORESCO
A grande verdade é que todo mundo encontra um argumento bom o suficiente para defender o seu ponto de vista. Dias atrás, uma prefeita da região anunciou que o seu quadro do funcionalismo não precisaria trabalhar no Carnaval. O argumento me pareceu completamente inédito e um tanto pitoresco. Segundo ela, como o seu município é de origem alemã, as famílias locais preservam o costume de fazer visitas umas às outras. Portanto, folga para o funcionalismo no Carnaval. A prefeita não só pensou, mas afirmou isso a um jornal de grande circulação da região. Quanta criatividade…
SURDOLIMPÍADAS
Saiu esta semana a notícia de que Nova Petrópolis pode fazer parte da organização da Surdolimpíadas, que é uma olimpíada esportiva para surdos. O evento acontecerá em maio de 2022 e terá Caxias do Sul como sede principal. Claro que a estrutura esportiva e de hospedagem da região vai ser necessária. Nessas horas Nova Petrópolis sempre é uma excelente opção. A importância de um evento esportivo internacional é imensa para qualquer município. Mesmo que seja um envolvimento secundário, em apoio à sede principal, Caxias, valerá muito a pena.
CIDADE ACOLHEDORA
Nova Petrópolis é, de novo, uma das cidades brasileiras mais acolhedoras para os turistas. A classificação é feita por um aplicativo de hospedagem, que leva em consideração as avaliações feitas pelos próprios usuários. Quem conhece a cidade sabe que essa avaliação é fidedigna. As pessoas são naturalmente acolhedoras e essa é uma valência que deve ser cada vez mais usada a favor do turismo. Mas isso não significa que o atendimento turístico é de excelência. Quem conhece a cidade sente-se bem acolhido, sim, mas ainda há o que melhorar no atendimento de um modo geral.