Coluna Nova Petrópolis

Nova Petrópolis: chaminés, ação rápida, horário de pico, gargalo, a comprovação, afunilamentos, turistas

02/08/2021 - 06h10min

Atualizada em 02/08/2021 - 08h48min

Raul Petry – colunistas@odiario.net

 

CHAMINÉS

Como o frio do inverno se tornou ainda mais intenso na semana passada, uma consequência inevitável foi percebida pelos bombeiros voluntários. Só na quinta-feira, dia 29 de julho, os bombeiros atenderam três incêndios residenciais relacionados a fogões e lareiras. Desde 1º de abril foram 13 ocorrências do tipo. Os maiores problemas têm sido a falta de manutenção nas chaminés (principalmente limpeza) e a proximidade delas com estruturas que podem pegar fogo, como forros de madeira.

 

AÇÃO RÁPIDA

Graças à ação rápida dos bombeiros, nenhum dos incêndios de quinta-feira tomou maiores proporções. É merecido todo o reconhecimento.

 

HORÁRIO DE PICO

Nessa linha da ação costumeiramente rápida dos bombeiros, há uma pergunta que muitos moradores de Nova Petrópolis já devem ter se feito: e se acontecer um incêndio perto das seis da tarde no outro lado da cidade? Me refiro a bairros como Pousada da Neve, Piá, Vale Verde, ou mesmo Linha Imperial. Num caso desses, são muito grandes as chances de prejuízo ao atendimento por causa da tranqueira na avenida nesse horário. No mínimo, o caminhão dos bombeiros vai demorar muito mais tempo para chegar ao lugar da ocorrência. E sabemos que nesses casos, cada minuto é precioso, seja para salvar vidas ou para evitar grandes prejuízos.

 

GARGALO

Hoje eu nem quero entrar no assunto dos quebra-molas. Talvez eles não sejam os maiores culpados pela tranqueira do fim de todos os dias. Se todos os quebra-molas fossem arrancados, continuaria havendo o problema do afunilamento no Posto Shell, onde a pista deixa de ser dupla e vira simples. E aí a solução é muito mais difícil.

 

A COMPROVAÇÃO

A tranqueira toda acontece no trecho de avenida, onde existem duas faixas. A partir do Posto Shell, o trânsito é lento por causa dos benditos quebra-molas, mas ali dificilmente o fluxo pára completamente.

 

AFUNILAMENTOS

Os afunilamentos de estradas sempre geram lentidão. Isso precisa ser levado em consideração quando forem projetadas as obras da concessão da ERS-235. Não adianta colocar uma terceira faixa em determinado trecho se logo adiante voltar a ser uma pista só. Dependendo do volume de tráfego, é pior.

 

TURISTAS

Qualquer situação de trânsito se agrava quando envolve turistas. Nos afunilamentos da Av. 15 de Novembro, Posto Shell ou nas rótulas, eles adoram avançar pelo lado direito, se achando os espertos enquanto que do lado esquerdo todos estão parados. Lá na frente a gente sabe bem o que acontece. E acredite: já tem turistas que chegam no fim da avenida, não percebem o afunilamento e seguem pelo acostamento da ERS-235.

Sair da versão mobile