Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: ciclovia, primeiro passo, regimental, superficialismo, troca no Pinhal Alto, talão de produtor
Raul Petry [email protected]
CICLOVIA
No dia 5 de janeiro, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos iniciou a preparação da base para instalação da ciclovia na localidade de Linha Olinda, em Nova Petrópolis. Quase um quilômetro de trecho exclusivo para andar de bicicleta serão colocados partindo da divisa com o Município de Linha Nova. A pista terá revestimento asfáltico e terá 921 metros de extensão, com 2,5 metros de largura.
PRIMEIRO PASSO
Guardem essas palavras: um dia existirá uma ciclovia que ligará Nova Petrópolis a Feliz, passando por Linha Nova. Será uma das maiores ciclovias da região e, evidentemente, fará muito sucesso. Portanto, a obra iniciada na Linha Olinda, mesmo tendo menos de 1 km, é o primeiro passo de um projeto grandioso.
REGIMENTAL
Na última sessão ordinária de 2021, os vereadores foram escolher a Mesa Diretora para 2022, mas se esqueceram de ler o Regimento Interno. Aí reelegeram Kátia Zummach (PSDB) para o cargo de vice-presidente. Não pode. Conforme o Regimento, um vereador não pode ser reconduzido para o mesmo cargo de forma consecutiva. E isso não vale só para a presidência… Na semana passada, durante uma sessão extraordinária, os vereadores tiveram que repetir a eleição. Daniel Michaelsen (MDB), que havia sido eleito para secretário da Mesa, agora é vice-presidente. E Kátia ficou com o cargo de secretária.
SUPERFICIALISMO
A Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis tem o hábito de se referir ao grupo dos seus como “vereadores e vereadora”. Na verdade isso é uma grande bobagem, culpa do politicamente correto. Em bom português, quando se fala “vereadores”, estão incluídos homens e mulheres. O que se quer como o “vereadores e vereadora” é ressaltar a presença feminina, no caso Kátia. A presença feminina obviamente é muito salutar. Mas não há necessidade de ficar forçando a barra. Desse jeito, fica parecendo o “presidenta” da Dilma, uma chacota nacional… Kátia, que é a principal envolvida, deveria orientar os colegas a pararem com essa bobagem. Definitivamente, não é com esse tipo de apelação que um vereador ganha mais visibilidade. E não é com um superficialismo desses que os direitos das mulheres serão mais respeitados.
TROCA NO PINHAL ALTO
Gílio Roque Vidotto, também conhecido como Portela, não é mais o coordenador de Manutenção e Infraestrutura do Pinhal Alto. Desde 12 de janeiro, o cargo é ocupado por Paulo Rogério Schabarum, que é efetivo da Secretaria de Obras como operador de máquinas.
TALÃO DE PRODUTOR
Os produtores rurais de Nova Petrópolis devem apresentar os talões de produtor na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, junto à Prefeitura Municipal, ou na sede administrativa do Pinhal Alto, até o dia 26 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.