Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: cinco obras, prazos da Corsan, a mais importante, desassoreamento, Freitas e as pracinhas
Raul Petry – [email protected]
CINCO OBRAS
Semanas atrás os vereadores haviam feito um pedido de informações ao Executivo, sobre quais medidas estavam sendo tomadas para solucionar a precariedade do abastecimento de água da Corsan. A resposta veio na sessão desta terça-feira através de uma lista de obras que, se executadas, deverão melhorar bastante a qualidade dos serviços. Começa pela ampliação da estação de tratamento de água, que hoje tem capacidade para processar 53 litros de água por segundo e irá para 80 litros/segundo até outubro. Depois, o desassoreamento da barragem Santa Izabel, previsto para acontecer até dezembro. Daí a ligação de um poço novo ao sistema, que aumentará a oferta de água em 30%. Previsão: dezembro. Por fim, a construção de dois novos reservatórios de água. Um de 50 metros cúbicos, no bairro Pousada da Neve, e outro de 100 metros cúbicos, para atender a Vila Germânia. O prazo do primeiro é outubro. Do segundo, dezembro.
PRAZOS DA CORSAN
Todos os prazos foram dados pela própria Corsan. Ou seja, a companhia acredita que até dezembro tudo estará pronto. Ter todas essas melhorias prontas até o fim do ano seria algo digno de primeiro mundo, pois Nova Petrópolis ficaria muito mais preparada para enfrentar possíveis estiagens no próximo período de janeiro a maio. Mas temos que lembrar que descumprir prazos é uma especialidade da casa. A propósito, algumas dessas obras já deveriam estar prontas, conforme promessas anteriores da própria Corsan. Mas tudo bem. O pacote anunciado é tão robusto que, se for concluído de fato, um ou dois meses não farão tanta diferença. O importante é que os serviços avancem e não sejam paralisados em hipótese alguma.
A MAIS IMPORTANTE
Olhando de fora, das cinco obras anunciadas, a mais importante parece ser a ligação do poço novo ao sistema. Tive a oportunidade de conhecer as obras de ligação desse poço há algumas semanas, quando passei pelo bairro Juriti. São obras que de fato estavam acontecendo. Aumentar a oferta de água do sistema em 30% significa diminuir a dependência da barragem Santa Izabel em um terço. Por que isso é importante? Porque aquela estrutura toda é antiga e vive dando problema. Vide a folia do último fim de semana, quando duas bombas hidráulicas lá de baixo tiveram que ser trocadas em pleno final de semana.
DESASSOREAMENTO
O desassoreamento da barragem Santa Izabel também parece ser uma obra importante. Mas é engraçado que não faz muito tempo a própria Corsan estava se esforçando para convencer os vereadores de Nova Petrópolis de que o desassoreamento da barragem não é necessário. Agora resolveu fazer…
FREITAS E AS PRACINHAS
Na sessão desta semana, gostei da manifestação do vereador Oraci de Freitas, posicionando-se à favor do fechamento das praças, pois considera o momento perigoso e lembra que, em alguns meses, a vacinação nos levará a um cenário muito mais favorável. Nem quero entrar no mérito do tema (praças abertas ou fechadas), mas no gesto em si. Freitas posicionou-se de forma favorável a uma medida implantada pelo Executivo um dia antes. Provavelmente ele contrariou uma parte dos seus eleitores. Mas teve coragem de dizer o que pensa. É disso que precisamos.